Direto Obama pede aos jovens: “Não se tornem cínicos”

  • Juliana Nogueira Santos, Marta Santos Silva e Margarida Peixoto
  • 8 Novembro 2016

Ao minuto: Obama recebe o novo Presidente eleito na Casa Branca na quinta. Tusk e Juncker convidam Trump para uma cimeira europeia "o mais cedo possível".

Os norte-americanos decidiram esta quarta-feira o futuro do seu país, e escolheram Donald Trump. Com uma maioria dos votos no colégio eleitoral, apesar de ficar abaixo de Hillary Clinton no número total de votos, Trump está, assim, a caminho da Casa Branca.

Hillary Clinton, a candidata democrata, já ligou a Trump para o parabenizar pela vitória e, perante os seus apoiantes, assumiu que a derrota foi “dolorosa”. De seguida, falou Barack Obama que garantiu uma transição suave — “estamos todos na mesma equipa”, disse, referindo-se à democracia — mas que pediu aos jovens que não deixem de acreditar. “Não se tornem cínicos”, disse.

Já Donald Trump, no seu primeiro discurso como Presidente eleito dos Estados Unidos, falou de forma conciliatória, apelando aos seus adversários para que ajudem “a unificar a América” e a “sarar as suas feridas”.

Donald Tusk e Jean-Claude Juncker convidaram Trump para participar numa cimeira europeia “o mais cedo que possa”, para se começarem a delinear as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos para os próximos quatro anos.

O nosso live blog encontra-se abaixo, com atualizações ao minuto.

(Nota: As atualizações do live blog não estão disponíveis na app do ECO)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obama pede aos jovens: “Não se tornem cínicos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião