Visabeira vai pôr quase 25% do capital da Vista Alegre em bolsa

Depois do aumento de capital realizado no final do ano passado, as novas ações da Vista Alegre vão chegar ao mercado de capitais. A Visabeira vai dispersar 24,13% do capital a 24 de julho.

A Vista Alegre, que recentemente celebrou 30 anos em bolsa, vai ter mais ações no mercado de capitais. Depois de anos com um reduzido número de títulos, a Visabeira comunicou à CMVM que vai dispersar 24,13% do capital da empresa de vidros e porcelanas na praça lisboeta a 24 de julho. Estas ações que vão para a bolsa resultam do aumento de capital por conversão de créditos realizado no final de 2017.

“Os valores mobiliários objeto da admissão à negociação são 367.743.189 ações ordinárias, nominativas e escriturais, com o valor nominal de 0,08 euros cada, representativas de 24,13% do capital social da VAA”, refere o prospeto enviado à CMVM.Após a admissão à negociação no Euronext Lisbon, as Ações serão fungíveis com as ações ordinárias representativas do capital social da VAA já admitidas à negociação à data do presente prospeto“, nota.

Atualmente, a Vista Alegre conta com cerca de 2,5% do capital disperso em bolsa. Com estas novas ações, passará a ter mais de um quarto do capital no mercado, permitindo assim uma maior liquidez dos títulos que, atualmente, estão a cotar nos 0,17 euros.

Estes títulos que vão ser admitidos à negociação resultam do “aumento do seu capital social, conforme deliberado em assembleia geral realizada em 4 de dezembro de 2017, de 92,5 para 121,9 milhões de euros, através da emissão de 367,7 milhões de novas ações ordinárias”. Nesta operação, 357,1 milhões de títulos foram subscritos pela Cerutil no âmbito da conversão de créditos no valor de 50 milhões de euros.

Recorde-se que esta possibilidade de aumentar o “free float” da Vista Alegre já tinha sido aventada no arranque deste ano, quando a Visabeira Indústria comprou “fora de bolsa” à Portugal Capital Ventures um total de 125 milhões de títulos da Vista Alegre, passando a deter 90,48% do capital social e dos direitos de voto da VAA.

“Na sequência desta aquisição, é intenção da Visabeira Indústria, na presente data, que a VAA mantenha a qualidade de sociedade aberta com as ações representativas do seu capital social admitidas à negociação na Euronext Lisbon, estando ainda a equacionar a possibilidade de um aumento do ‘free float’“, acrescentou à data a empresa.

(Notícia atualizada às 11h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Visabeira vai pôr quase 25% do capital da Vista Alegre em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião