Barcelona vai multar proprietários que forcem inquilinos a sair
A câmara de Barcelona quer combater o assédio imobiliário, no qual os proprietários pressionam os inquilinos para saírem das habitações. Multas podem chegar aos 900 mil euros.
Barcelona está decidida a combater a escalada de preços que se vive no país. De hoje em diante, a câmara municipal vai aplicar multas aos proprietários pratiquem “assédio imobiliário“, ou seja, que forcem constantemente os seus inquilinos a deixarem as habitações, de acordo com o El País (conteúdo em espanhol). A prática tem sido bastante comum na cidade, com os imóveis a acabarem por ser vendidos ou arrendados a preços mais elevados.
Dez anos depois da criação da Lei do Direito à Moradia, que até agora não tinha entrado em vigor, finalmente o governo da Catalunha tomou providências sérias para proteger os moradores dos proprietários. Esta medida inclui multas que vão dos 90 mil aos 900 mil euros, anunciaram esta sexta-feira várias entidades e a câmara. “Basta de casos de assédio imobiliário em Barcelona, praticados por todo o tipo de proprietários, fundos abutre e investidores, que afetam sobretudo pessoas idosas com contratos antigos“, disse Marta III, porta-voz do Sindicato dos Inquilinos, citada pelo El País.
A câmara já arrancou com investigações a quatro edifícios, depois de ter recebido dez queixas de inquilinos instalados num bloco de 70 apartamentos que teria sido comprado por fundos de investimento internacionais, escreve o jornal 20 Minutos (conteúdo em espanhol). A autarquia lamenta que as vítimas mais comuns sejam “idosos com poucos recursos económicos”.
Dessas dez reclamações, a câmara abriu processos a quatro, situados no distrito central da Ciutat Vella, onde a compra de edifícios por grandes empresas tem proliferado nos últimos anos, e onde os cidadãos se sentem expulsos de uma das áreas mais turísticas da cidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barcelona vai multar proprietários que forcem inquilinos a sair
{{ noCommentsLabel }}