Aumento de produção impulsiona resultados da EDP Renováveis. Lucros sobem 4%

A empresa liderada por Manso Neto viu os lucros crescerem, no primeiro semestre do ano, 4% para os 139 milhões de euros, devido sobretudo ao aumento de 6% da produção.

A EDP Renováveis fechou os primeiros seis meses do ano com lucros de 139 milhões de euros, um crescimento de 4% face a igual período do ano anterior, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para este aumento contribuiu o aumento da produção, que no período em análise tinha sido de 6%, beneficiando do aumento da capacidade ao longo dos últimos 12 meses, assim como um recurso eólico estável face ao período homólogo. Uma informação que, de resto, a EDPR já tinha prestado ao mercado no relatório de produção e capacidade.

O preço médio da venda totalizou 53,5 euros /megawatt hora, menos 11% do que o registado em igual período do ano anterior. A empresa imputa a queda do preço “a impactos cambiais e menores preços na Europa (6%), sobretudo devido à Polónia e Roménia, e América do Norte (-3%)”.

As receitas contraíram 7% para os 923 milhões de euros, enquanto o EBITDA caiu 5% para 686 milhões de euros.

EDP Renováveis em queda na bolsa

Os resultados financeiros caíram para os 133 milhões de euros, menos 15% face ao período homólogo, beneficiando do ganho de 15 milhões de euros da venda de uma participação num projeto offshore no Reino Unido.

O total de investimentos líquidos no primeiro semestre foi de 422 milhões de euros, menos três milhões de euros face a igual período do ano anterior. Aqui está também refletido o desinvestimento no projeto offshore no Reino Unido.

A dívida líquida da EDPR totalizou os 3.216 milhões de euros, mais 410 milhões de euros do que a registada em dezembro de 2017. A EDPR diz que esta dívida reflete “a caixa gerada pelos ativos, e por outro, os investimentos no período e a liquidação de um swap”.

(Notícia atualizada às 8h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento de produção impulsiona resultados da EDP Renováveis. Lucros sobem 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião