Portugal regista maior excedente externo desde dezembro de 2013

O Eurostat divulgou esta segunda-feira os dados do excedente externo da balança de pagamentos de julho. Portugal registou o melhor valor desde dezembro de 2013 com 1,02 mil milhões.

Portugal registou um excedente externo de 1,02 mil milhões em julho, o melhor valor desde dezembro de 2013 (1,04 mil milhões). Este valor traduz o resultado dos fluxos financeiros de todas as transações de um país com o resto do mundo, incluindo a balança de transações correntes e a balança de capitais. Este dado foi divulgado esta segunda-feira pelo Eurostat na primeira estimativa para o mês de julho.

No total da União Europeia, o excedente externo atingiu os 8,4 mil milhões de euros em julho, diminuindo em relação a junho deste ano mas também em relação a julho do ano passado (15,2 mil milhões e 10,3 mil milhões, respetivamente).

Tanto o excedente da balança de bens como a de serviços registaram valores inferiores (7,2 mil milhões e 10,9 mil milhões, respetivamente) contribuindo para o abrandamento do excedente externo.

Melhor do que Portugal estão quatro países: Alemanha (18,64 mil milhões), Itália (9,42 mil milhões), Dinamarca (1,78 mil milhões) e Grécia (1,43 mil milhões). Por outro lado, a França (-2,38 mil milhões) e a República Checa (-1,11 mil milhões) registaram os piores valores da União Europeia.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista maior excedente externo desde dezembro de 2013

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião