Clubes portugueses já faturaram 180 milhões com a venda de jogadores. Quem são os campeões?

O FC Porto lidera destacado o ranking das transferências, seguido do Sporting. Mais de 60% dos clubes que vão jogar na I Liga ainda não gastaram um cêntimo a contratar jogadores.

Diogo Dalot, William Carvalho e João Carvalho renderam muitos milhões ao FC Porto, Sporting e Benfica.

É já no próximo sábado, dia 4, que arranca oficialmente a nova época desportiva 2018/2019, com o jogo entre o Desportivo das Aves e o FC Porto para a Supertaça Cândido de Oliveira. Os clubes já estão a preparar os plantéis e, como é habitual nesta altura do ano, todos os dias há notícias de compras e vendas.

Ainda esta quarta-feira, o Atlético de Madrid oficializou a contratação de Gelson Martins, que tinha rescindido com o Sporting. No caso do antigo jogador leonino, a transferência foi a custo zero e não ajudou a encher os cofres de Alvalade.

Neste campeonato das transferências, o FC Porto lidera, tendo até agora, e segundo os dados da Transfermarkt, conseguido um ganho de 38,2 milhões de euros. Este encaixe líquido resultou da venda de jogadores avaliados em 65 milhões de euros e dos gastos com novos atletas de 26,8 milhões. Até agora, o jogador que custou mais dinheiro aos cofres dos azuis e brancos foi o defesa central Mbemba que veio do Newcastle por 8 milhões. Em termos de vendas, Diogo Dalot (para o Manchester United) e Ricardo Pereira (para o Leicester) foram os dois que renderam mais euros: 22 milhões cada.

Fonte: Transfermarkt | Valores contabilizados a 26 de julho, às 10h30

O clube liderado por Pinto da Costa estava sob a alçada do chamado fair-play da UEFA, sendo que o organismo já veio dizer que o FC Porto cumpriu com as exigências do fair-play financeiro na época 2017/18, mas que vai manter um regime de monitorização até à época 2020/21.

Na lista dos clubes que mais ganharam com as transferências segue-se o Sporting que viu algumas das suas estrelas saírem, invocando justa causa depois dos incidentes na Academia de Alcochete de 15 de maio. Com alguns, como foi o caso de William Carvalho, o clube conseguiu negociar, tendo neste caso conseguido um encaixe de 20 milhões pelo internacional português.

O Benfica, até agora, entre vendas e compras, conseguiu um encaixe líquido de 14,22 milhões de euros, mas poderá estar à espera do acesso à Liga dos Campeões para decidir novos investimentos ou vendas no plantel. O mercado de transferências de verão só fecha a 20 de setembro.

A venda de Pelé ao Mónaco, de Raphinha ao Sporting e de Oghenekaro Etebo ao Stoke também permitiram a clubes como o Rio Ave, o Vitória de Guimarães e o Feirense encaixes relevantes (ver tabela).

Mas a maior parte (11) dos clubes que vai jogar o campeonato de futebol (18 no total) não gastou ainda um cêntimo com as transferências, preferindo as tradicionais e poupadas transferências a custo zero ou os empréstimos.

Dos 18 clubes, até agora só um (o Nacional) é que está a ter prejuízos entre o dever e o haver das transferências. Segundo os dados da Transfermarkt, o clube da Madeira comprou Aleksandar Palocevic ao Arouca por 1,2 milhões de euros e ainda não encaixou nada com as vendas.

No total, os clubes da I Liga já faturaram 180,44 milhões de euros com a venda de atletas e já gastaram 65,83 milhões em compras, ou seja, até agora registaram nos balanços um ganho líquido de 114,61 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clubes portugueses já faturaram 180 milhões com a venda de jogadores. Quem são os campeões?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião