Desemprego em Espanha desce para 15,28%. População empregada tem aumento histórico

  • ECO
  • 26 Julho 2018

O número de pessoas ocupadas registou um "aumento histórico" para 19,3 milhões, o número mais elevado desde finais de 2008.

A taxa de desemprego espanhola no final do segundo trimestre foi de 15,28%, o que representa uma diminuição de 1,46 pontos percentuais durante o período, havendo agora menos 306.000 pessoas sem trabalho num total de 3.490.100.

Segundo o Inquérito à População Ativa publicado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, o número de pessoas com trabalho subiu 469.900 no segundo trimestre do ano, o que significa um aumento “histórico” que leva o número de pessoas ocupadas para 19,3 milhões, o número mais elevado desde finais de 2008.

Taxa de variação anual do desemprego

 

Como o número de pessoas ocupadas aumentou mais do que diminuíram os desempregados, a população ativa (pessoas que trabalham ou procuram emprego) cresceu em 163.900, para 22.834.200, com a taxa de atividade a alcançar os 58,8%.

Relativamente ao desemprego jovem, há 7.400 jovens com menos de 25 anos de idade desempregados, 1,4% a mais do que no trimestre anterior. Este número também foi impulsionado pelo aumento de número de ativos com menos de 25 anos.

O segundo trimestre do ano costuma ser bom para o mercado de trabalho espanhol, o que se deve à semana Santa e também à alta temporada do turismo, que impulsionam o emprego. Neste trimestre o emprego aumentou nos serviços, em construção e na indústria. Apenas baixou na agricultura.

A criação de emprego no segundo trimestre concentrou-se no setor privado, que gerou 457.800 empregos, enquanto o setor público criou 12.100 empregos.

Taxa de variação anula do emprego

Em Portugal, de acordo com os últimos dados do INE, a taxa de desemprego caiu para 7,2% em abril, o valor mais baixo desde finais de 2002.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego em Espanha desce para 15,28%. População empregada tem aumento histórico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião