Desemprego em Espanha desce para 15,28%. População empregada tem aumento histórico
O número de pessoas ocupadas registou um "aumento histórico" para 19,3 milhões, o número mais elevado desde finais de 2008.
A taxa de desemprego espanhola no final do segundo trimestre foi de 15,28%, o que representa uma diminuição de 1,46 pontos percentuais durante o período, havendo agora menos 306.000 pessoas sem trabalho num total de 3.490.100.
Segundo o Inquérito à População Ativa publicado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, o número de pessoas com trabalho subiu 469.900 no segundo trimestre do ano, o que significa um aumento “histórico” que leva o número de pessoas ocupadas para 19,3 milhões, o número mais elevado desde finais de 2008.
Taxa de variação anual do desemprego
Como o número de pessoas ocupadas aumentou mais do que diminuíram os desempregados, a população ativa (pessoas que trabalham ou procuram emprego) cresceu em 163.900, para 22.834.200, com a taxa de atividade a alcançar os 58,8%.
Relativamente ao desemprego jovem, há 7.400 jovens com menos de 25 anos de idade desempregados, 1,4% a mais do que no trimestre anterior. Este número também foi impulsionado pelo aumento de número de ativos com menos de 25 anos.
O segundo trimestre do ano costuma ser bom para o mercado de trabalho espanhol, o que se deve à semana Santa e também à alta temporada do turismo, que impulsionam o emprego. Neste trimestre o emprego aumentou nos serviços, em construção e na indústria. Apenas baixou na agricultura.
A criação de emprego no segundo trimestre concentrou-se no setor privado, que gerou 457.800 empregos, enquanto o setor público criou 12.100 empregos.
Taxa de variação anula do emprego
Em Portugal, de acordo com os últimos dados do INE, a taxa de desemprego caiu para 7,2% em abril, o valor mais baixo desde finais de 2002.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desemprego em Espanha desce para 15,28%. População empregada tem aumento histórico
{{ noCommentsLabel }}