Tsipras assume responsabilidade política pela tragédia dos incêndios na Grécia

  • Lusa
  • 27 Julho 2018

Os incêndios de segunda-feira na Grécia fizeram pelo menos 86 mortos, e há sinais de que foram premeditados.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assumiu esta sexta-feira “a responsabilidade política pela tragédia” dos incêndios de segunda-feira no país, que fizeram pelo menos 86 mortos.

O chefe do Governo grego, que falava num discurso ao seu conselho de ministros transmitido em direto pelos ‘media’, disse ter convocado os ministros para “assumir integralmente perante o povo grego a responsabilidade política desta tragédia”.

Os incêndios de segunda-feira na Grécia fizeram pelo menos 86 mortos, segundo o mais recente balanço, divulgado esta sexta-feira pelo chefe do serviço forense de Atenas, Nikos Karakukis. Segundo as autoridades, continuam hospitalizadas 53 pessoas, entre as quais quatro crianças, e 11 dos feridos estão em estado crítico.

Das pessoas relatadas como desaparecidas, 40 já foram encontradas vivas, de acordo com o ministro da Proteção ao Cidadão, Nikos Toskas. Até agora, não existe uma lista oficial de pessoas desaparecidas, porque entre as pessoas procuradas estavam as mortas e as autoridades não querem especular até que todos os corpos sejam identificados.

De acordo com o Ministério das Infraestruturas, 51% dos 3.546 edifícios já inspecionados estão inabitáveis.

O Governo grego divulgou na quinta-feira uma série de imagens de satélite que apontam que os incêndios foram premeditados. O ministro da Proteção ao Cidadão disse ainda que não são apenas “sinais”, mas há “evidências” e testemunhos que sustentam esta hipótese. Foram registados em menos de meia hora treze focos diferentes, todos alinhados paralelamente à estrada, como mostram as fotos e os vídeos dos satélites.

O Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite de segunda-feira, tendo já alguns países respondido com meios de apoio. Portugal disponibilizou 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tsipras assume responsabilidade política pela tragédia dos incêndios na Grécia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião