Trump: é assim que a internet está a reagir

  • Ana Luísa Alves e Leonor Rodrigues
  • 9 Novembro 2016

É oficial: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América. Em janeiro toma oficialmente posse o candidato republicano que, em poucas horas, soma já milhares de reações na web.

São muitas mais as reações de desagrado, descontentamento e medo, do que as de ânimo, esperança ou felicidade. A notícia da vitória de Trump na corrida à Casa Branca está a motivar reações em todo o mundo. O ECO mostra-lhe algumas.

No Twitter há uma imagem a circular e que personifica a estátua da Liberdade “em lágrimas” com a eleição do candidato republicado Donald Trump como 45º presidente dos EUA.

Ainda no Twitter, está a circular um montagem com os Simpsons e o novo presidente dos EUA. Já muitas vezes foi referido na internet que a série “The Simpsons” adivinha o futuro. Ao que parece, já em 2000 tinha sido eleito, na série, um candidato como Trump.

O 9gag, conhecido pelos seu Gifs e imagens satíricas sobre todos os acontecimentos e personalidades no mundo, não ficou de fora. Basta pesquisar por “USA elections” que são milhares os resultados. Aqui fica um, em que é dito que o dia 9 de novembro (9/11) de 2016 pode ser mesmo pior que o 11 de setembro (11/9), dia do ataque às Torres Gémeas.

1

Ainda no 9gag está um Gif com a construção do prometido muro entre os EUA e o México, pelas mãos do próprio Trump. Foi uma promessa. Será que a vai cumprir?

2

A candidata democrata Hillary Clinton já aceitou a derrota, mas as redes sociais não perdoam. Lembra-se quando em 2015 o título de Miss Universo foi entregue, erradamente, à Miss Filipinas, mas pertencia à Miss Colombia? É também assim que a candidata está a ser representada nas redes sociais.

2

Em Portugal, as reações também não se fizeram esperar. As opiniões de personalidades de todas as áreas invadiram o Facebook, Instagram e Twitter.

peixoto

mariana

 

Outra fotografia que se está a tornar viral é uma imagem que aparenta ser um recorte da revista People Magazine, com a data de 1998, onde uma citação aparece atribuída a Donald Trump indicando que, se se candidatasse à presidência dos Estados Unidos, seria pelo partido Republicano, afirmando que os republicanos acreditariam em qualquer coisa que dissesse.

jc

Não existem provas de que Donald Trump tenha dado uma entrevista deste género à revista People em 1998, confirmou o site especializado em verificação de factos Snopes, nem que tenha dito estas palavras a outro meio de comunicação. O Snopes também sublinha no seu artigo que o canal de televisão Fox News, embora já existisse em 1998, tinha pouca proeminência e não era visto como tendo uma orientação ideológica de direita nessa altura. Tudo indica que a citação e, por consequência, a imagem, são falsas.

Notícia atualizada às 18.30: Esclarece que a fotografia que se tornou viral com uma citação atribuída a Donald Trump é falsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump: é assim que a internet está a reagir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião