Empresas de Paulo Fernandes em alta na bolsa. Altri acelera 2% e Cofina dispara 5%

As ações da Galp Energia e BCP recuperam das perdas da sessão anterior, ajudando a manter o PSI-20 em alta ligeira. Mas o destaque positivo recai sobre as ações da Altri e a Cofina: aceleram 2% e 5%.

As cotadas controladas por Paulo Fernandes são o principal destaque positivo numa sessão marcada por ganhos ligeiros na praça bolsista lisboeta. As ações da Altri destacam-se pela positiva no PSI-20, a valorizarem já mais de 2%, enquanto fora do índice bolsista nacional, a Cofina figura entre os melhores registos com ganhos acima de 5%.

As ações das duas empresas que são controladas pelo Paulo Fernandes são assim o principal destaque na bolsa nacional que, em pleno período de “silly season”, regista ganhos muito ligeiros. O PSI-20 avança 0,21%, para os 5.605,59 pontos, a recuperar de duas sessões no vermelho suportado pela recuperação dos títulos do BCP e da Galp Energia.

As ações do banco liderado por Miguel Maya valorizam 0,11%, para os 26,20 cêntimos, enquanto as da petrolífera comandada por Carlos Gomes da Silva somam 0,69%, para os 17,54 euros, isto num dia de avanços para as cotações do “ouro negro” nos mercados internacionais.

Ações da Cofina disparam acima de 5%

Mas dentro do PSI-20 o grande destaque positivo recai sobre as ações da Altri. As ações da empresa comandada por Paulo Fernandes estão a valorizar 2,18%, para os 8,90 euros, naquele que é o melhor desempenho do índice bolsista nacional. Essa valorização acontece depois de a papeleira ter anunciado no passado dia 31 de julho que iria comprar, diretamente e através da sua subsidiária Caima Indústria de Celulose, os 50% que ainda não detinha da EDP Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.

Fora do PSI-20, a Cofina também sobressai entre os melhores registos. As suas ações somam 5,17%, para os 61 cêntimos, isto depois de na passada sexta-feira, já após o fecho do mercado, a empresa de media ter enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários um comunicado em que dava conta de um reforço da posição detida por Paulo Fernandes no seu capital. O CEO da Cofina comprou perto de 900 mil ações representativas de 0,83% do capital, através da Actium Capital, passando a deter uma posição de 13,88% na Cofina.

O avanço do PSI-20 acaba por não ser mais dilatado devido à desvalorização dos títulos do universo EDP — a EDP e a EDP Renováveis — e da Jerónimo Martins. As ações da elétrica liderada por António Mexia recuam 0,09%, para os 3,527 euros, enquanto as da cotada chefiada por Manso Neto perdem 0,23%, para os 8,78 euros. Já a retalhista vê os seus títulos deslizarem 0,31%, para os 12,79 euros

(Notícia atualizada às 9h55 com mais informação e cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas de Paulo Fernandes em alta na bolsa. Altri acelera 2% e Cofina dispara 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião