“É uma ilusão pensar que o incêndio de Monchique vai ser apagado nos próximas dias”, afirma António Costa
Durante o habitual briefing da Proteção Civil, o primeiro-ministro afirmou que não será possível apagar o incêndio de Monchique nos próximos dias. Não há previsão de controlo das chamas.
António Costa esteve, esta quarta-feira, presente no habitual briefing da Proteção Civil para fazer um ponto de situação do incêndio de Monchique. O primeiro-ministro sublinhou que “é uma ilusão pensar que [este fogo] vai ser apagado nos próximos dias”.
Durante a sessão, o primeiro-ministro fez um balanço “desta primeira grande prova” a que Portugal foi sujeito, nas palavras de António Costa, depois dos incêndios que queimaram mais de 530 mil hectares e fizeram 114 mortos, no ano passado.
“Salvaguardar a vida humana” é, agora, a prioridade. O primeiro-ministro elogiou o facto de, até agora, não ter sido registada nenhuma morte e reforçou que isso se deve ao trabalho de prevenção que tem sido feito pelas equipas de combate aos incêndios e pelas entidades envolvidas. “É muito importante que todos os portugueses sigam as recomendações das autoridades”, apelou.
Ainda sobre a prevenção, Costa recordou que, depois dos incêndios do ano passado e até este verão, todas as entidades trabalharam para que o sistema respondesse da maneira mais rápida e adequada a situações de incêndio. Para o primeiro-ministro, viu-se, nos últimos dias, que “o sistema respondeu”. É isso que “demonstra o facto de este ser o único grande incêndio do país verdadeiramente significativo deste verão, até agora”, acrescentou.
António Costa referiu, ainda, que, se não fosse a prevenção, Portugal “teria tido muito mais do que as 582 ocorrências” que registou nos dias da onda de calor.
(Notícia atualizada às 14h03 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“É uma ilusão pensar que o incêndio de Monchique vai ser apagado nos próximas dias”, afirma António Costa
{{ noCommentsLabel }}