Retrato robô: Quem está ainda desempregado em Portugal?

A maior parte dos desempregados em Portugal estão na região Norte, procuram um novo emprego, há mais de um ano, no setor dos serviços.

A taxa de desemprego em Portugal está a cair há dois anos. No segundo trimestre desceu para 6,7%, o valor mais baixo desde 2004, revela esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Afinal quem são os 351,8 mil portugueses que ainda estão desempregados?

São maioritariamente mulheres (182,2 mil), uma tendência histórica, com 45 anos ou mais (126,2 mil) e com um nível de escolaridade baixo, ou seja, completaram apenas o nível básico (177,6 mil). As estatísticas revelam que os portugueses com níveis de formação superiores são os que apresentam uma taxa de desemprego mais baixa.

Por outro lado, a maior parte dos desempregados em Portugal estão à procura de um novo emprego (309,6 mil pessoas), há mais de um ano (183,8 mil), na área dos serviços (190,4 mil pessoas). Finalmente, o INE também revela que é na região Norte que reside o maior número de desempregado 132,9 mil pessoas, isto apesar de a taxa de desemprego ser mais elevada na Madeira (8,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Retrato robô: Quem está ainda desempregado em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião