Erdogan promete boicote da Turquia aos produtos eletrónicos americanos. Lira turca recupera 5% face ao dólar

"Se eles têm os iPhones, existe a Samsung do outro lado", disse o Presidente turco, após anunciar um boicote da Turquia à importação de produtos eletrónicos norte-americanos. Lira recupera terreno.

Recep Tayyip Erdogan prometeu combater a “guerra económica” com os EUA e já anunciou o primeiro alvo: os produtos eletrónicos norte-americanos. A Turquia vai boicotar a importações de dispositivos como os iPhones, anunciou esta terça-feira o Presidente turco.

“Se eles têm os iPhones [da Apple], existe a Samsung do outro lado. E no nosso país temos a Venus, da Vestel”, adiantou Erdogan num discurso realizado esta terça-feira, num sinal de que o conflito com os EUA por causa da detenção de um pastor evangélico americano pelas autoridades turcas está longe de ficar resolvido.

O Presidente turco disse que o país está a adotar as medidas necessárias para proteger a sua economia de quem está “infeliz” com o “salto económico” da Turquia. “Há uma grande e profunda operação contra a Turquia”, disse.

"Se eles têm os iPhones [da Apple], existe a Samsung do outro lado.”

Recep Tayyip Erdogan

Presidente da Turquia

Segundo a Bloomberg, o Governo americano já tem uma lista com vários alvos turcos identificados, entre empresas e investidores, para sancionar economicamente no caso de a Turquia não libertar o pastor Andrew Brunson.

Entretanto, a lira recupera esta terça-feira terreno face ao dólar, depois do tombo registado no dia anterior. Chegou a perder 17%. Avança mais de 5% para 6,5 liras por dólar.

Já as ações da Vestel Eletronik, companhia eletrónica turca, disparam mais de 6% para 8,9 liras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erdogan promete boicote da Turquia aos produtos eletrónicos americanos. Lira turca recupera 5% face ao dólar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião