Quem são as herdeiras de Pedro Queiroz Pereira?

A sucessão do grupo Semapa foi preparada fora da família e entregue a gestores profissionais. Mas as três filhas de PQP estão na administração do grupo e herdam uma fortuna avaliada em 790 milhões.

A morte de Pedro Queiroz Pereira vem mudar o panorama industrial português. Depois do desaparecimento de Américo Amorim (julho de 2017) e de Belmiro de Azevedo (novembro de 2017) é agora a vez de outra das figuras maiores do mundo empresarial desaparecer.

Pedro Queiroz Pereira, patrão da Semapa e detentor de uma fortuna avaliada em mais de 790 milhões de euros era, segundo a Forbes, o quinto mais rico de Portugal. Os três empresários e industriais, apesar de gerações diferentes (PQP era o mais novo dos três), deixam três dos maiores grupos empresariais nacionais. E em cada um dos casos, a sucessão — apesar de diferente –, foi bem delineada.

Se, no caso de Belmiro e Amorim, a sucessão foi encontrada dentro da família — na Sonae, a gestão foi entregue a Paulo Azevedo, que agora a passa a Cláudia e, no grupo Amorim, que ficou sob a alçada de Paula Amorim. No caso do patrão da Semapa o caso foi diferente.

O industrial que morreu este sábado, em Ibiza, construiu um dos maiores grupos industriais do país, a Semapa, com as posições de controlo da Secil e da Navigator (antiga Portucel), e tratou de acautelar o futuro do grupo, entregando a gestão a profissionais, fora da esfera familiar. A liderança executiva da Navigator ficou nas mãos de Diogo da Silveira e a da Semapa (holding que detém as empresas Secil e Navigator e onde a família assegura 70% do capital), entregue a João Castello Branco.

Para si, PQP guardou a presidência do grupo, tendo mesmo este ano decidido alargar o número de membros do conselho de administração de 11 para 14, incluindo assim as três filhas: Filipa, Mafalda e Lua.

Esta decisão surgiu depois de, no ano passado, Pedro Queiroz Pereira ter criado um fundo privado e fechado, repartido pelas herdeiras — o industrial era viúvo desde 2014. A medida visava impedir as filhas de vender o património para que este se mantivesse na família. E, sobretudo, que se manteria longe do alcance da irmã, Maude, com quem se incompatibilizara entretanto.

Tal como o pai, as filhas são avessas aos meios mediáticos e, tal como o pai, tem mostrado artes para o… desporto. Mafalda Queiroz Pereira chegou mesmo a participar nos Jogos Olímpicos de inverno, em 1998, em Nagano, Japão. Já Lua tem créditos firmados no hipismo onde, para além de atleta é também empresária. A mais velha, Filipa, é licenciada em matemáticas aplicadas com uma pós-graduação em Harvard em Sistemas de Informação.

Agora, herdam uma fortuna e, sobretudo, um grupo industrial que o pai ergueu depois de ter vindo do Brasil, virado para os cimentos e florestas. O poder segue agora no feminino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem são as herdeiras de Pedro Queiroz Pereira?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião