Arábia Saudita cancela IPO da petrolífera Aramco
A Arábia Saudita cancelou a operação de colocação em bolsa da petrolífera Aramco, naquele que seria um dos maiores negócios da história, avança a agência Reuters.
A Arábia Saudita cancelou a operação de colocação em bolsa da petrolífera Aramco, naquele que poderia ser o maior IPO da história, adianta a agência Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês) citando várias fontes próximas do processo.
Os assessores financeiros responsáveis pela oferta pública inicial da petrolífera estatal saudita foram dissolvidos e a atenção dos responsáveis centra-se agora numa proposta de aquisição de uma “participação estratégica” na petroquímica saudita Basic Industries 2010, referiram duas fontes.
“A decisão de cancelar o IPO foi tomada há algum tempo, mas ninguém pode divulgar isso. Então, as declarações estão a ir gradualmente nesse sentido: primeiro um atraso, depois o cancelamento”, frisou uma fonte saudita à agência.
A Aramco não esteve disponível para responder. Nem a família real saudita respondeu à solicitação da Reuters.
A dispersão em bolsa de petrolífera saudita fazia parte de uma reforma do príncipe Mohammed bin Salman para reestruturar a economia, reduzindo a dependência face às receitas petrolíferas.
Em 2016, a Arábia Saudita anunciou um plano para vender cerca de 5% da Aramco através de uma colocação na bolsa saudita e num mercado internacional, prevendo um negócio que avaliaria a petrolífera em mais de dois biliões de dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita cancela IPO da petrolífera Aramco
{{ noCommentsLabel }}