Depois de semana de “férias”, lira turca volta a recuar

  • Lusa e ECO
  • 27 Agosto 2018

A lira turca recuou, esta segunda-feira, 5% face ao dólar, pressionada sobretudo pelo conflito diplomático entre os EUA e a Turquia. Desde o início do ano, já perdeu 40% do seu valor.

Depois de terem estado uma semana de “férias” devido às festividades do Aïd el-Adha, os mercados turcos abriram, esta segunda-feira, em terreno negativo. A lira turca recuou cerca de 5% face ao dólar, pressionada pela conflito diplomático em torno do julgamento de um pastor norte-americano na Turquia.

Os mercados turcos reabriram, esta segunda-feira, após uma semana de encerramento devido à festa muçulmana do sacrifício. A semana será crucial para a divisa turca, uma vez que os mercados europeus vão estar mais ativos após as férias de verão.

A lira turca perdeu perto de 40% do seu valor face ao dólar desde o início do ano e cerca de 22% no período de um mês. A queda, atribuída principalmente à desconfiança dos mercados em relação à política monetária de Ancara, acentuou-se nas últimas semanas num cenário de grave crise diplomática entre os Estados Unidos e a Turquia.

Devido à detenção de um pastor norte-americano pelas autoridades turcas, Washington impôs no início de agosto sanções a Ancara, que retaliou.

Lira continua a perder valor

“Penso que a lira vai continuar sob pressão, dado que as preocupações estruturais que afugentaram os operadores permanecem“, afirmou Jameel Ahmad, analista da FXTM.

“Os receios de um sobreaquecimento da economia, de um défice crescente, de um conflito sobre a independência do banco central e de um aumento das pressões inflacionistas são suficientes para dissuadir os investidores de comprarem liras”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de semana de “férias”, lira turca volta a recuar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião