Qual a idade média de um funcionário público?

  • Marta Santos Silva
  • 30 Agosto 2018

A função pública está cada vez mais envelhecida, mas sabia que em algumas carreiras não há nenhum trabalhador com menos de 34 anos? E que há apenas um ramo com uma idade média inferior aos 40?

Que a Administração Pública está envelhecida já não é novidade, mas a idade dos profissionais varia bastante entre os diferentes tipos de cargo e profissão. É por isso que a média das idades dos trabalhadores da Função Pública, que é de 47 anos, não chega perto de contar a história do envelhecimento neste setor.

Existe um indicador estatístico, desenvolvido pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que pode ajudar a perceber melhor o problema de envelhecimento que enfrentam as Administrações Públicas. É o índice de renovação dos trabalhadores das administrações públicas. Obtém-se calculando a relação entre o número de trabalhadores com idades entre os 20 e os 29 anos e o número de trabalhadores entre os 55 e os 64 anos. Exprime-se com uma base 100, ou seja, por cada 100 trabalhadores com 55 a 64 anos de idade, quantos existem entre os 20 e os 29?

Há vários setores das Administrações Públicas em que este índice é zero, ou está muito perto de zero. No entanto, nas Forças Armadas é muito alto, devido à jovem idade dos recrutas que acabam por não permanecer na carreira: neste setor, o índice é de 1.870,8 trabalhadores na faixa mais jovem para cada 100 trabalhadores mais velhos. Num grau menor, o mesmo acontece com as Forças de Segurança. É por isso que, quando olhamos para o índice de renovação da Função Pública como um todo, é útil retirar da equação estas duas áreas, para perceber o que se passa no resto das estruturas do Estado. Incluindo os dois setores mais jovens, o índice de renovação é de 22,2. Excluindo-os, fica apenas nos 12,5.

Só 12,5 trabalhadores entre os 20 e os 29 anos de idade por cada 100 entre os 55 e os 64 é pouco. Mas em alguns setores, o caso é mais grave. Nas áreas de registos e notariado, não existe qualquer trabalhador com menos de 34 anos — o índice de renovação é de zero. A média etária é de 52,5 anos.

E entre os professores ao nível do jardim de infância, do ensino básico e do ensino secundário? A idade média é de 49,2 anos. Há 1.615 professores nestes níveis de ensino com mais de 65 anos, e 38.133 entre os 55 e os 64 anos, já no que poderão ser os últimos dez anos da sua carreira. O índice de renovação deste setor? Apenas 1,5 professores entre os 20 e os 29 anos por cada 100 com mais de 55.

E os mais jovens? A seguir às Forças Armadas — o único ramo cuja idade média está bem abaixo dos 40 anos, fixado nos 33,1 — estão os bombeiros, cuja idade média é de 39,9. E quem se segue são os enfermeiros, cuja média etária é de 40,9 anos. Toda a área das carreiras da saúde, desde a enfermagem até aos médicos e técnicos de diagnóstico e terapêutica, têm índices de renovação superiores a 100, ou seja, com mais jovens profissionais a entrar na carreira do que trabalhadores no final dela.

Atualmente, os funcionários públicos são obrigados a reformar-se quando atingem os 70 anos de idade. No entanto, foi recentemente noticiado pelo Público que o Governo tenciona mudar esta lei, possibilitando que o setor público fique equivalente ao setor privado, sem idade obrigatória de reforma.

Os sindicatos da Administração Pública já criticaram a medida, referindo que poderá incentivar o envelhecimento do setor, como foi o caso da Frente Comum: a medida, escreveram os sindicalistas num comunicado, “potencia a degradação dos serviços, tendo como único propósito aumentar a idade legal de reforma, violando o direito a uma aposentação com dignidade”. No entanto, a medida pode aplicar-se a muito poucos trabalhadores. Os últimos dados sobre a idade de reforma no Estado mostram que não chegaram sequer a 500 os que esperaram pelo limite da idade legal de aposentação para saírem do Estado.

Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual a idade média de um funcionário público?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião