Wall Street atinge novos máximos históricos. PIB ajuda

A iminência de um novo acordo comercial com o Canadá e o México e os dados mais recentes relativos à economia norte-americana estão a animar os mercados.

As bolsas norte-americanas voltaram a abrir com ganhos ligeiros esta quarta-feira, somando já a quarta sessão consecutiva em alta, numa altura em que está iminente a celebração de um novo acordo comercial entre os Estados Unidos, o Canadá e o México. Vão-se aliviando assim, os receios dos investidores quanto a uma guerra comercial global. Os dados mais recentes relativos à evolução da economia do país também estão a animar os mercados.

O índice de referência S&P 500 está a valorizar 0,11%, para os 2.900,67 pontos, e continua, assim, a renovar máximos históricos. Também o tecnológico Nasdaq continua a tocar novos recordes, ao subir 0,23%, para os 8.048,47 pontos. Já o industrial Dow Jones negoceia praticamente inalterado nos 26.053,42 pontos.

Este movimento acontece depois de, ao final do dia de terça-feira, a ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana, Chrystia Freeland, ter reunido com a administração de Donald Trump, no âmbito das negociações para a celebração de um novo acordo, que virá substituir o antigo Acordo de Comércio Livre da América do Norte (o chamado NAFTA, na sigla em inglês).

As tensões comerciais com a China continuam a assustar os mercados, mas os investidores concentram-se agora no potencial deste novo acordo. Ao mesmo tempo, os últimos dados macroeconómicos vieram trazer novo ânimo.

Na terça-feira, as autoridades norte-americanas divulgaram dados relativos à confiança dos consumidores, que está nos níveis mais elevados desde outubro de 2000. Já esta quarta-feira, a evolução do produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre foi revista em alta, para 4,2% em termos homólogos, o que representa o ritmo de crescimento mais acelerado dos últimos quatro anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street atinge novos máximos históricos. PIB ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião