EUA e México chegaram a acordo. NAFTA desaparece.
Donald Trump já tinha avisado que as relações entre os EUA e o México estavam mais próximas. Agora, confirma-se. Mas ainda falta o Canadá.
Os Estados Unidos da América (EUA) e o México chegaram a acordo para substituir o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, na sigla inglesa). Os dois países optaram por deixar cair a anterior designação “NAFTA” e aguardam agora que o Canadá se possa juntar às negociações, avança a Reuters.
As negociações com o México para a renegociação da NAFTA começaram há cerca de um ano, isto depois de Trump ter classificado o acordo como um dos piores acordos comerciais da história. A renegociação do acordo foi mesmo uma das suas principais promessas durante a campanha eleitoral. À Bloomberg, o próprio Donald Trump adianta que “é um grande dia para o comércio”.
Apesar do México e Estados Unidos terem chegado a acordo, falta ainda o sinal verde do Canadá. “Ainda há problemas com o Canadá, mas esperemos que possam ficar resolvidos rapidamente”, adiantam fontes próximas ao processo à Reuters.
Trump, citado pela Bloomberg, diz que falará com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau “daqui a pouco”, esperando começar as negociações de imediato.
Mas uma porta-voz da ministra dos Negócios Externos do Canadá, Chrytia Freeland, já veio baixar as expectativas relembrado que a “assinatura do Canadá é necessária”.
“Vamos apenas assinar um novo NAFTA que seja bom para o Canadá e bom para a classe média” e “continuaremos a trabalhar em prol de um NAFTA modernizado”, adianta.
Já o presidente mexicano, Enrique Nieto escreveu um tweet dando conta de que, esta segunda-feira, falou com Trudeau realçando a importância de o Canadá voltar às negociações do NAFTA.
A pressão de Trump para concluir as negociações à volta do NAFTA surgem, na mesma altura, em que está ao rubro a guerra comercial com a China, e com a ameaça do presidente americana de impor tarifas sobre os carros importados da Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA e México chegaram a acordo. NAFTA desaparece.
{{ noCommentsLabel }}