Governo volta a injetar dinheiro na CP. Desta vez foram 32 milhões de euros

O Governo dotou a CP-Comboios de Portugal de mais 32 milhões de euros, na sequência das dificuldades financeiras que a empresa tem vindo a atravessar.

O Estado português acaba de injetar 32 milhões de euros na CP, aumentando o capital estatuário da empresa para 3,9 mil milhões de euros. É uma resposta do Executivo à degradação financeira que a empresa tem vivido, com falta de manutenção do equipamento e falta de comboios. Até julho, a transportadora já tinha tinha recebido 36,9 milhões de euros de capital mas, com mais este aumento, o valor sobe para os 68,9 milhões de euros desde o início do ano.

A notícia surge numa altura que a CP fechou o aluguer de mais quatro comboios a diesel e uma primeira unidade elétrica aos espanhóis da Renfe. A empresa pública também se está a preparar para um concurso com vista à compra de mais comboios.

Além disso, o presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira, vai esta terça-feira ao Parlamento, onde será questionado acerca da “degradação do material e do serviço prestado” pela empresa. A audição foi pedida pelo PSD. Na quinta-feira, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, também vai à Assembleia da República (AR) falar sobre o tema do estado da ferrovia.

A CP está a trabalhar para se preparar para a liberalização do mercado do transporte ferroviário de passageiros, uma medida imposta por Bruxelas e que vai entrar em vigor no início do próximo ano. Isso vai permitir a entrada de operadores privados neste setor.

(Notícia atualizada às 21h15 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo volta a injetar dinheiro na CP. Desta vez foram 32 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião