A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Apesar de ficar na segunda metade da tabela no que toca ao crescimento do PIB, Portugal superou o crescimento médio da União Europeia no segundo trimestre. O Governo e a administração da CGD têm mantido conversações sobre a entrega de dividendos ao Estado já em 2019. Decisão precisa de aval de Bruxelas e Frankfurt. Banco público não pode correr riscos.

Portugal está entre os países da União Europeia (UE) cujo produto interno bruto (PIB) menos cresceu no segundo trimestre deste ano, mas, ainda assim, superou a média europeia. Os dados foram publicados, esta sexta-feira, pelo Eurostat, que dá conta de que a economia do conjunto dos 28 países da UE acelerou 2,1% entre abril e junho deste ano, em relação a igual período do ano passado, valor que fica abaixo do crescimento de 2,3% registado por Portugal.

O Ministério das Finanças está a avaliar a possibilidade de contar com dividendos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) como receita para o Orçamento do Estado (OE) para 2019, sabe o ECO. A operação não deverá ter a oposição da administração do banco público, mas ainda precisa do aval das instituições europeias. Se seguir a regra dos anos em que a Caixa remunerou o acionista – a última vez foi em 2010 –, os cofres públicos poderão encaixar um montante até 160 milhões de euros.

Greve na primeira semana de outubro e uma grande manifestação nacional em Lisboa a 5 de outubro. É o que prometem os professores — ou o seu representante, o dirigente do maior sindicato de docentes do país, Mário Nogueira — caso a reunião desta sexta-feira com o Ministério da Educação seja inconclusiva. Às 15h00, no Ministério da Educação, a Fenprof e as outras nove estruturas sindicais que assinaram, já no ano passado, a Declaração de Compromisso com o Governo, vão ouvir as propostas da equipa de Tiago Brandão Rodrigues. Falta saber se o que propõe o ministro vai satisfazer os professores.

Combustíveis diferentes, rumos distintos dos valores de venda nos postos de abastecimento nacionais. Na próxima semana, há um novo aumento do preço do gasóleo, o combustível mais utilizado pelos portugueses, para novos máximos. É uma subida ligeira que contrasta com a redução prevista para a gasolina.

A capacidade de a economia portuguesa para continuar a crescer é “incrivelmente limitada” na atual conjuntura do país. O alerta foi dado por Daniel Traça, dean da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), numa entrevista ao ECO24 esta quinta-feira. O economista indicou que Portugal está a crescer “pelo lado do emprego”, mas numa altura em que a taxa de desemprego se aproxima de mínimos, crescer “do lado da produtividade” vai revelar-se um desafio. Isto porque “o crescimento da produtividade” no país tem sido “muito baixo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião