Smartphones destronam computadores. Pela primeira vez, são o meio preferido dos portugueses para aceder à internet
O computador sempre foi o meio preferido dos portugueses para aceder à internet. Pelo menos até há bem pouco tempo. Foi, agora, destronado pelo telemóvel.
A forma como se utiliza a internet está a mudar. Se antes eram os computadores que dominavam o acesso à rede, agora, e pela primeira vez, os PC foram destronados. Pelo quê? Os smartphones. Com ecrãs cada vez maiores, já representam a maior “fatia” dos acessos, na sua maioria a redes sociais.
De acordo com o estudo, a utilização da internet via telemóvel ultrapassou, pela primeira vez, a utilização por computador, confirmando, assim, “a tendência de aumento de quota dos utilizadores destes dispositivos“, lê-se na análise do Bareme Internet do Grupo Marktest. O smartphone passou a ser responsável por 57,9% dos acessos, contra os 55,2% dos computadores.
Os acessos à internet via tablet também têm vindo a diminuir ao longo dos últimos anos (19,1%), ao contrário do que acontece com a televisão (9,3%) e com a consola de jogos (5,8%), que, embora ainda seja de forma muito pouco expressiva, têm vindo a crescer.
A utilização da internet pelos portugueses tem também vindo a aumentar, atingindo o seu pico mais alto este ano (70,9%).
Este estudo, que analisa a utilização e o comportamento dos portugueses na internet, teve uma “base amostral de 6.012 indivíduos, sendo analisado o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.“
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Smartphones destronam computadores. Pela primeira vez, são o meio preferido dos portugueses para aceder à internet
{{ noCommentsLabel }}