BCP cai mais de 1%. Jerónimo Martins evita maior queda da bolsa
A praça portuguesa contrariou os ganhos das restantes bolsas europeias. Encerrou em queda, penalizada pelo BCP. A energia também pesou, mas a Jerónimo Martins evitou uma queda mais expressiva.
A praça portuguesa voltou a fechar a sessão em queda. Na última sessão da semana, e num dia que até foi de ganhos para a generalidade das bolsas europeias, o PSI-20 foi pressionado pela queda de mais de 1% do BCP. A EDP, que continua abaixo da OPA da China Three Gorges, recuperou, mas foi a Jerónimo Martins que impediu uma queda mais expressiva do índice.
O PSI-20, índice de referência nacional, fechou a cair 0,55% para os 5.285,68 pontos. Das 18 cotadas, apenas seis empresas terminaram a sessão com ganhos. O vermelho dominou a sessão na praça portuguesa, com o BCP a destacar-se. Apesar de não ter registado a maior queda — a Ramada caiu 3,5% para 9,65 euros –, foi o título que mais pesou. Caiu 1,29% para os 23,67 cêntimos.
Do lado das quedas, destaque também para o setor da energia. Num dia sem grandes variações no preço do petróleo, apesar de o furacão Florence ter chegado à Carolina do Sul, nos EUA, a Galp Energia fechou a cair 0,72%. A terceira melhor empresa do mundo em termos de sustentabilidade encerrou a negociação nos 16,53 euros.
A EDP Renováveis também caiu, enquanto a EDP registou uma valorização ligeira. Subiu 0,06% para os 3,245 euros, mantendo-se aquém da contrapartida da OPA chinesa.
Nos ganhos, a Jerónimo Martins destacou-se. Somou 0,94% para os 12,89 euros. Foi graças a empresa liderada por Pedro Manuel dos Santos que a bolsa portuguesa não registou uma queda mais acentuada.
Nas restantes praças europeias, o sentimento é contrário ao que se vive em Lisboa, com a maioria das bolsas europeias a fechar em terreno positivo. O Stoxx 600 avançou 0,41% para os 378.07 pontos. As bolsas espanhola, alemã e londrina avançaram 0,39%, 0,57% e 0,31%, respetivamente.
(Notícia atualizada às 17h06)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP cai mais de 1%. Jerónimo Martins evita maior queda da bolsa
{{ noCommentsLabel }}