Google está mais perto de instalar o Android no seu automóvel
A partir de 2021, a Google vai implementar tecnologia nos computadores de bordo da Alliance da Renault, Nissan e Mitsubishi. Usará o Android e permitirá aos condutores "falarem" com os automóveis.
A Google assinou uma parceria tecnológica no setor automóvel com o grupo Renault, Nissan e Mitsubishi. A partir de 2021, a multinacional vai instalar tecnologia nos automóveis destas fabricantes, permitindo aos condutores terem acesso rápido a ferramentas como o Google Maps e controlo da música e do ar condicionado com a voz, recorrendo a computadores de bordo com o Android instalado.
A Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance constitui a maior fabricante de automóveis do mundo. Através desta parceria com a Google, as empresas pretendem que os condutores tenham novas formas de permanecerem ligados à internet mesmo enquanto conduzem, segundo o Financial Times (acesso condicionado).
De acordo com o jornal britânico, os compradores de automóveis dão cada vez mais atenção à tecnologia integrada nos veículos, o que representa uma mudança de foco num mercado que, tradicionalmente, tinha especial atenção ao desempenho das viaturas. Mas a transformação digital mudou os hábitos de consumo, pelo que esta mudança de paradigma é explicada com as crescentes tendências da conectividade e da digitalização, numa altura em que tudo se quer conectado à rede.
Uma das ferramentas com mais potencial para os automóveis, e que vai estar abrangida por esta parceria, é o Google Maps. A Google tem uma vasta experiência na aplicação da inteligência artificial à navegação com GPS, contando com milhares de milhões de dispositivos móveis a recolherem dados para melhorar o serviço. Não só a aplicação é capaz de reconhecer a esmagadora maioria dos destinos, como integra os dados relacionados com o trânsito e faz uma estimativa bastante precisa da duração de cada percurso.
Desta forma, a partir de 2021, os automóveis da Aliança deverão ter o sistema operativo Android instalado nos computadores de bordo. Isso significa que os proprietários vão poder instalar aplicações nos automóveis e executar comandos com recurso à voz, através do assistente virtual da Google, que funciona de forma muito semelhante à Siri do iPhone. Segundo o Financial Times, não é demasiado assumir que os condutores vão poder ajustar o ar condicionado, literalmente, “falando” com o automóvel, ou controlar a música da mesma forma.
Esta parceria insere-se também na estratégia do grupo automóvel para 2022. O aglomerado de empresas tenciona aumentar as vendas de automóveis, de dez milhões para 14 milhões em 2022, como forma de aumentar os lucros.
A Renault, Nissan e Mitsubishi estão longe de serem as únicas fabricantes do setor a apostar na digitalização dos carros. A Ford encontra-se a trabalhar no sentido de instalar a assistente virtual Alexa nos automóveis que produz, ao abrigo de uma parceria com a Amazon. A Volkswagen também já revelou ter intenções de seguir um caminho semelhante.
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