Sonae MC vende ações entre 1,40 e 1,65 euros

Depois de ter recebido "luz verde" da CMVM, a Sonae avança com a colocação em bolsa da Sonae MC. Operação poderá avaliar a retalhista em 1,65 mil milhões de euros.

A Sonae MC vai vender cada título entre 1,40 euros e 1,65 euros, sendo o valor final definido com base na procura que se registar durante o período de subscrição das ações que arranca já esta segunda-feira. Com isto, a retalhista que se prepara para ir para a bolsa de Lisboa dentro de duas semanas poderá ficar com um valor de mercado máximo de 1,65 mil milhões de euros.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu “luz verde” à colocação em bolsa da Sonae MC, que explora a marca Continente, entre outras do negócio do retalho em Portugal. O prospeto da oferta pública de venda (OPV) foi divulgado esta quinta-feira.

Com esta operação, a Sonae pretende vender cerca de 217 milhões de títulos, representativos de 21,7% do capital da empresa de retalho, sendo que a percentagem a alienar poderá chegar, no limite, até aos 33%, se a procura se revelar robusta. Os grandes investidores internacionais ficam com a maior “fatia”. Os institucionais e os pequenos investidores nacionais vão ficar com apenas 5% (50 milhões de ações).

A Sonae espera obter uma receita bruta de cerca de 360 milhões de euros ao alienar uma parte substancial do seu negócio de retalho na bolsa, isto assumindo o valor mais elevado do intervalo de preços da oferta e sem contar com as despesas estimadas com a operação, de cerca de 14,6 milhões. Em termos líquidos, poderá vir a levantar 344 milhões de euros com a OPV.

O período de subscrição de ações inicia-se na próxima semana, com as ofertas a terminarem no dia 17 (para pequenos investidores) e no dia 18 (para investidores institucionais). Aliás, o preço final da oferta deverá ser divulgado nesse dia 18.

Depois, tudo indica que as ações façam a sua estreia na Euronext Lisbon no dia 23 deste mês.

Vários pormenores da operação e do negócio em si já tinham sido adiantados pela empresa nos últimos meses, tal como a política de dividendos — a Sonae MC tem como objetivo distribuir metade dos lucros pelos acionistas.

(Notícia atualizada pela última vez às 23h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae MC vende ações entre 1,40 e 1,65 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião