Empresas privadas de autocarros ponderam não aderir aos novos passes sociais

  • ECO
  • 4 Outubro 2018

Os encargos com os descontos para os passes para famílias carenciadas e estudantes estarão a ser suportados pelas empresas privadas, que pedem alterações ao sistema dado os atrasos nos pagamentos.

As empresas privadas de autocarros ponderam não aderir aos novos passes sociais apresentados pelo Governo. O atraso no pagamento dos encargos decorrentes dos descontos para os passes para famílias carenciadas e estudantes deste ano está na origem da decisão.

A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP) diz que o Governo deve cerca de oito milhões de euros às empresas privadas, que estão a assumir os encargos das modalidades mais baratas dos passes, avança a TSF.

Para se proceder ao pagamento é necessário aprovar uma resolução do Conselho de Ministros, que autoriza o Ministério das Finanças a liquidar os montantes. Segundo o líder da ANTROP, “é simplesmente uma autorização, uma questão burocrática, para pagar aos operadores de transporte privados pois a verba já está cabimentada no Orçamento”, que inclusive já costuma chegar tardia, apesar de este ano ultrapassar o tempo médio.

Sem esta compensação, as empresas ficam com dificuldades em suportar os custos dos tarifários decididos pelo Estado. Por essa razão, a Associação afirma que se o sistema que permite ao Governo atrasar-se no pagamento não for alterado, não estarão disponíveis para aderir aos novos passes anunciados.

O pacote de descontos que está a ser preparado inclui medidas como dois passes para famílias circularem nos transportes públicos, e ainda que as crianças até 12 anos não paguem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas privadas de autocarros ponderam não aderir aos novos passes sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião