Hoje nas notícias: estivadores, Sintra-Cascais, PJ Militar

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A semana começa com a paralisação dos estivadores nos portos, representado um aumentos dos custos para os exportadores nacionais. Nos hospitais, um estudo diz que há maior risco de morte, devido a enfarte, nas unidades do Sul do que nas do Norte. Uma diferença que chega até aos 30%. Ainda, sobre o incêndio em Sintra, que está em praticamente todas as capas desta segunda-feira, o Governo já estava avisado há meses da vulnerabilidade desta área protegia.

Greve nos portos aumenta custos para exportadores

A paralisação dos estivadores ao trabalho suplementar já afastou de Lisboa os maiores armadores internacionais (Maersk e Hapag-Lloyd) e está a significar um aumento dos custos para os exportadores nacionais. Mas, além da capital, a greve também afeta o porto de Setúbal, região onde estão alguns dos maiores exportadores nacionais.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Vítimas de enfarte têm 30% mais risco de morte se forem tratados no sul

Os hospitais públicos de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve apresentam maior número de mortes, na sequência de enfarte agudo do miocárdio, quando comparados com os hospitais do norte do país. Este risco chega a ser 30% superior quando se comparam os resultados de milhares de pacientes tratados em hospitais do sul com os que foram assistidos em unidades do Norte. Quem o diz é a investigadora Mariana Lobo, depois de tirar as conclusões do estudo que integra a sua tese de Doutoramento, desenvolvido no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis).

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Governo tinha sido avisado para riscos em Sintra-Cascais

O Governo já está alertado, pelo menos desde maio, para o elevado risco de incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais. O aviso chegou por meio de um relatório elaborado por peritos da Comissão Europeia, que se deslocaram a Portugal e que dão conta da extrema vulnerabilidade daquela área protegida. O documento foi entregue ao secretário de Estado das Florestas, aos presidentes do Instituto de Conservação da Natureza e, também, ao responsável pela estrutura da missão dos fogos rurais, Tiago Oliveira. O Público tentou saber junto do Executivo o que foi feito depois de recebido o relatório, no sentido de reduzir o risco, mas não obteve qualquer resposta.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Líder da PJ Militar empurra encenação para subalternos

Luís Vieira, ex-diretor da Polícia Judiciária Militar (PJ Militar) — que está em prisão preventiva — garantiu não saber nada sobre a simulação da entrega das armas de Tancos, atirando a responsabilidade para os seus subalternes. No interrogatório, o coronel Luís Vieira disse que apenas tratava de papéis e que não estava a par do dia-a-dia das operações.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Sindicatos acusam Costa de distribuir “tostões”

Os sindicatos não estão contentes com os aumentos na Função Pública. O jornal i escreve esta manhã que os sindicatos dizem que o primeiro-ministro português, António Costa, devia ter vergonha de distribuir “tostões”. A crítica surge na sequência das negociações em curso sobre os aumentos na Função Pública.

Leia a notícia completa em jornal i (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: estivadores, Sintra-Cascais, PJ Militar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião