Vista Alegre aumenta capital em 17 milhões. Vai dispersar mais ações na bolsa

A Visabeira, maior acionista da empresa, deverá ficar com 70% do capital da empresa após o aumento de capital. Reforço de capital servirá para abater a dívida.

A Vista Alegre vai aumentar o seu capital em quase 17,2 milhões de euros através da emissão de mais de 21,7 milhões de novas ações. Vão ser ainda vendidos outros 21,7 milhões de títulos que já foram emitidos e que pertencem à acionista Visabeira. As duas ofertas vão permitir que empresa de vidros e porcelanas disperse até 25% do seu capital em bolsa.

O lançamento do aumento de capital encontra-se sujeito às autorizações e aprovações necessárias, tendo sido já convocada para o dia 12 de outubro uma assembleia geral para os acionistas deliberarem o aumento de capital com vista ao incremento da dispersão do capital da empresa e “à otimização de fontes de financiamento da sua estratégia”, segundo se lê no comunicado da Vista Alegre divulgado esta segunda-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A reunião magna vai ainda decidir sobre a supressão do direito de preferência dos acionistas, isto para que as novas ações possam ser compradas pelos investidores, aumentando assim o “free float” em até 25% do capital social da empresa, “passando o grupo Visabeira a ter uma participação de cerca de 70% das ações e direitos de voto da Vista Alegre — esta última vai beneficiar do “referido reforço de dispersão, do alargamento da base acionista e, consequentemente, de uma maior liquidez das ações, reforçando a sua atratividade perante potenciais investidores”.

A Vista Alegre informa ainda que o dinheiro levantado com esta operação vai “otimizar as fontes de financiamento” da empresa, reforçando a situação financeira e o balanço por “via da redução de dívida”.

Haverá uma oferta particular que será dirigida a “certos investidores institucionais nos mercados nacional e internacional” e uma oferta pública de distribuição em Portugal, em condições ainda por determinar.

Para Nuno Terras Marques, presidente do conselho de administração da Vista Alegre, “a intenção de aumentar a dispersão em bolsa do capital da Vista Alegre é mais um momento relevante na longa história da companhia fundada em 1824”.

A empresa conta com o CaixaBI e o Millennium Investment Banking para preparar toda a operação.

A Vista Alegre apresentou lucros de 4,04 milhões de euros no primeiro semestre do ano, após um volume negócios de quase 50 milhões de euros. Chegou a junho deste ano com um passivo total de 146 milhões de euros. É uma das empresas mais antigas na bolsa nacional, com mais de 30 anos de presença no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vista Alegre aumenta capital em 17 milhões. Vai dispersar mais ações na bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião