Fumo branco em Bruxelas? Já haverá acordo do Brexit

  • Marta Santos Silva
  • 14 Outubro 2018

Segundo o Politico, já existirá um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. As negociações decorrem este domingo em Bruxelas.

Os diplomatas que negoceiam um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia terão chegado a um acordo de divórcio, segundo escreve o Politico, que cita três fontes diplomáticas próximas de Bruxelas. Certas fontes que falaram à agência Reuters confirmaram esta informação, mas outras rejeitaram que já exista um acordo fechado.

O acordo em causa envolverá um período de transição que previna o choque económico de uma saída brusca, segundo as fontes do Politico, que não terão avançado mais pormenores.

A meio da tarde deste domingo, foi anunciado que o ministro britânico com a tutela do Brexit, Dominic Raab, faria uma deslocação surpresa a Bruxelas ao final do dia, para resolver “grandes assuntos que incluem o problema da Irlanda do Norte” cara a cara, antes do Conselho Europeu desta semana.

Segundo os diplomatas da União Europeia que falaram ao Politico, foi então marcada uma reunião para as 18:30 em Bruxelas para que os participantes das negociações pudessem consultar a versão preliminar do acordo do divórcio. O jornal com sede em Bruxelas acrescenta que o acordo deveria então ser aprovado na próxima quarta-feira, no jantar do Conselho Europeu.

No entanto, as fontes da agência Reuters referem que o acordo ainda não está nas fases finais, nem perto de um ponto em que possa ser aprovado esta semana pelos líderes europeus. Fontes seniores disseram à agência noticiosa que dificilmente haveria um acordo este domingo.

Na semana passada, Jean-Claude Juncker disse numa entrevista a meios e comunicação austríacos que as negociações do Brexit deverão fechar em novembro, assumindo estar confiante de que os dois lados chegarão a um entendimento. Para o presidente da Comissão Europeia, uma chegada a março de 2019, data limite para a saída do Reino Unido da UE, sem qualquer acordo está fora de questão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fumo branco em Bruxelas? Já haverá acordo do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião