Furacão Leslie para fábrica da Navigator na Figueira da Foz durante uma semana
A fábrica está com a laboração suspensa. Não há água, eletricidade ou telecomunicações.
A passagem do furacão Leslie por Portugal, que afetou sobretudo o centro do país, vai obrigar à paragem, por uma semana, da fábrica da Navigator na Figueira da Foz, informou a empresa num comunicado ao mercado.
“A passagem do furacão Leslie por Portugal, que atingiu de forma particular a região da Figueira da Foz no sábado e domingo, causou danos patrimoniais na sua unidade fabril instalada naquela zona, e que esta se encontra, devido a esses danos, com a laboração suspensa. Neste momento a fábrica encontra-se sem fornecimento de água, eletricidade e telecomunicações, havendo uma estimativa inicial de que a laboração possa ser retomada dentro de uma semana“, pode ler-se no comunicado.
“Estima-se que esta paragem constitua uma perda de produção de cerca de seis mil toneladas de pasta e dez mil toneladas de papel”, precisa a empresa.
A Navigator não é a única afetada, a EDP declarou o estado de emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admite recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.
Em comunicado, citado pela Lusa, a EDP Distribuição diz que, “face aos danos da rede elétrica causados pela passagem do furacão Leslie, os quais foram confirmados durante o dia de hoje pela avaliação técnica da EDP Distribuição, declara, para o distrito de Coimbra, o Estado de Emergência, o mais grave previsto no seu plano operacional de atuação em crise, desde as 20h00 deste domingo”.
Esta declaração de Estado de Emergência “resulta de acontecimentos com grandes repercussões e concretiza-se na mobilização, com âmbito nacional, de todos os meios humanos, materiais e equipamentos disponíveis na empresa, seus prestadores de serviço e fornecedores“, adianta a EDP Distribuição. “Poderá também ser ponderado, em caso de necessidade, o eventual recurso a meios internacionais”, concluiu a elétrica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Furacão Leslie para fábrica da Navigator na Figueira da Foz durante uma semana
{{ noCommentsLabel }}