Governo de Costa está a “beneficiar do trabalho” de Passos Coelho, diz Weber

  • ECO
  • 23 Outubro 2018

O alemão Manfred Weber está na corrida para ser candidato do PPE à Comissão Europeia. Elogia Centeno e diz que Costa está a "beneficiar" das decisões de Passos Coelho.

Manfred Weber veio a Portugal pedir o apoio de Rui Rio e Assunção Cristas mas, foi de António Costa, Pedro Passos Coelho e Mário Centeno que falou ao Observador. O candidato a candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia desvaloriza os feitos do atual primeiro-ministro, elogia o anterior e diz “respeitar muito” o ministro das Finanças.

“Tenho de dizer que este Governo está a governar com base nas decisões anteriores, não tanto nas decisões atuais”, sublinha o alemão, considerando que António Costa está a “beneficiar” das escolhas feitas pelo Executivo de Pedro Passos Coelho, sobretudo no que diz respeito à economia.

Apesar de desvalorizar os “feitos” do atual Governo, Weber salienta que Portugal fez uma “evolução positiva ao longo dos últimos anos”, tendo conseguido “cumprir os compromissos com a União Positiva”. “É uma coisa positiva”, nota, mas rapidamente avisa: “A parte mais problemática é que o que Portugal terá de fazer para essa percentagem [de défice]”.

O atual líder da bancada do PPE no Parlamento Europeu aconselha, neste contexto, o Governo português a “criar melhores infraestruturas” de modo a “captar investimentos estrangeiros”. “Portugal poderia estar muito melhor do que está hoje e deveria estar à frente de qualquer um outro, porque estamos num período de baixos custos com energia, baixas taxas de juro e num período de estabilidade do crescimento a nível global. Mas este tempo parece estar a acabar, se fizermos uma análise global”, enfatiza ainda.

O político realça ainda que “não podemos esperar que a situação atual se mantenha sempre”, pelo que é preciso aproveitar para “incrementar a capacidade de investimento” e “conseguir ir mais além”. Isto para “criar um futuro para as gerações vindouras”.

Já sobre Mário Centeno, Manfred Weber diz ter “muito respeito” pelo seu trabalho enquanto presidente do Eurogrupo, mas recusa especular sobre se seria ou não um bom candidato à vice-presidência da Comissão Europeia. “Penso que ele tem uma linha clara de agir, porque conseguiu compreender as últimas crises na zona euro e está a dar todos os passos para que os países cooperem mais com os outros”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo de Costa está a “beneficiar do trabalho” de Passos Coelho, diz Weber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião