Presidente do Turismo do Norte detido até conhecer medidas de coação
Contrariamente aos restantes arguidos da Operação Éter, que vão aguardar pelas medidas de coação em liberdade, Melchior Moreira vai ficar detido.
O Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, vai aguardar pelas medidas de coação detido, no âmbito da Operação Éter. De acordo com as notícias avançadas esta terça-feira por vários jornais, as medidas de coação vão ser conhecidas esta quinta-feira, pelas 16h, altura em que os restantes arguidos — que foram libertados –, devem apresentar-se no TIC do Porto.
Os restantes arguidos deste processo vão aguardar julgamento em liberdade. Isabel Castro e Gabriela Escobar, diretora operacional e jurista do Turismo do Porto e Norte de Portugal, respetivamente, Manuela Couto, administradora da W Global Communication e José Agostinho, da Tomi World, de Viseu. Todos os detidos têm vindo a negar quaisquer legalidades.
Em comunicado, a PJ refere que os cinco detidos no âmbito da designada operação “Éter”, estão indiciados por crimes de corrupção e participação económica em negócio em procedimentos de contratação pública no Norte do país. Com este esquema pretendia-se “favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”, referiu.
À Lusa, fonte policial disse que em causa estão crimes de corrupção, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influências, recebimento indevido de vantagem e participação económica em negócio em procedimentos de contratação pública no Norte do país.
Na operação policial realizaram-se 11 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas regiões de Porto, Gaia, Matosinhos, Lamego, Viseu e Viana do Castelo, e estiveram envolvidos 50 elementos da PJ, incluindo inspetores e peritos informáticos, financeiros e contabilísticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do Turismo do Norte detido até conhecer medidas de coação
{{ noCommentsLabel }}