Bankinter lucra 403,6 milhões. Portugal ajuda com resultado antes de impostos a crescer 75%

O banco espanhol fechou os nove primeiros meses do ano com lucros de 403,6 milhões de euros, 7,3% acima do verificado no período homólogo. Crescimento dos proveitos e comissões suportam.

O Bankinter registou no final do terceiro trimestre um lucro de 403,6 milhões de euros, um aumento de 7,3% face ao resultado alcançado no mesmo período do ano passado, segundo informação enviada esta quinta-feira ao mercado.

Já o resultado antes de impostos os 552,9 milhões de euros, o que significa um crescimento de 6,8% em comparação aos nove primeiros meses do ano anterior.

O banco espanhol salienta o crescimento de todas as rubricas com a margem financeira a atingir os 1.472,2 milhões de euros, 7,5% acima do verificado no período homólogo, e que foram “maioritariamente provenientes da atividade com clientes“, revela o Bankinter.

O crescimento da margem bruta contou com o aumento dos proveitos com comissões que cresceram 6,2% e que o Bankinter dá conta já representa 23% do total da sua margem. Destaca as receitas angariadas através das comissões de gestão de ativos.

Tanto a carteira de crédito como os recursos de clientes cresceram. O total de crédito a clientes alcança os 54.750,9 milhões de euros, mais 4,8% em relação ao registado no mesmo período do ano anterior, dá nota o Bankinter, acrescentando que os recursos de clientes, terminam o terceiro trimestre em 50.289,7 milhões de euros, representando um crescimento de 10,7%.

“O Grupo Bankinter mantém no final do terceiro trimestre de 2018 a trajetória evidenciada durante o ano: crescimento rentável das principais linhas de negócio, uma rentabilidade acima do setor em Espanha e uma qualidade de ativos que melhora trimestre a trimestre”, salienta o banco espanhol em comunicado.

Portugal também contribui

Relativamente à atividade em Portugal, o banco espanhol diz que “mantém o mesmo trajeto de êxito que tem vindo a demonstrar nos trimestres anteriores”. Os resultados antes de impostos do Bankinter Portugal totalizaram 43,5 milhões de euros, o que representa um aumento de 75% face há um ano.

A margem bruta do Bankinter Portugal situou-se nos 93,2 milhões de euros no final de setembro deste ano, 20% acima do período homólogo. Por sua vez, a carteira de crédito alcançou um volume de 5.300 milhões de euros, mais 12% que há um ano, com o banco espanhol a destacar “o crescimento do crédito nos segmentos de Banca de Empresas, mais 45%“. No que se refere aos recursos, o crescimento nestes 12 meses foi de 8%, para 4.100 milhões de euros e com recursos geridos fora de balanço que registam um crescimento de 17%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter lucra 403,6 milhões. Portugal ajuda com resultado antes de impostos a crescer 75%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião