FC Porto foi o clube português com mais ganhos na ‘Champions’ em 2017/18

  • Lusa
  • 25 Outubro 2018

As equipas portuguesas que participaram na Liga dos Campeões de futebol 2017/2018 receberam um total de 68,5 milhões de euros. O Futebol Clube do Porto arrecadou 29,4 milhões de euros.

O FC Porto foi a equipa portuguesa que mais dinheiro recebeu pela participação na Liga dos Campeões de futebol 2017/2018, seguido do Sporting e do Benfica, o segundo clube que menos dinheiro arrecadou entre os 32 participantes.

De acordo com os valores divulgados esta quinta-feira pela UEFA, as equipas portuguesas receberam um total de 68,5 milhões de euros (ME), com o FC Porto a arrecadar 29,4 ME, o Sporting 21,7, e o Benfica 17,4, apenas à frente do Qarabag, do Azerbaijão, que “encaixou” 16,8.

Cada uma das 32 equipas que disputaram a fase de grupos encaixou um prémio de participação de 12,7 ME, tendo as formações oriundas do ‘play-off’, como aconteceu com o Sporting, arrecadado dois milhões adicionais.

O FC Porto juntou aos 12,7 ME de participação, mais 5,33 ME pelos resultados obtidos (três vitórias e um empate), 5,32 pelo ‘market pool’ (correspondente aos direitos televisivos) e seis milhões pela passagem aos oitavos de final da competição.

O Sporting recebeu da UEFA o bónus de 12,7 ME, dois milhões por ter disputado o ‘play-off’, 3,3 ME de ‘market pool’ e 3,7 ME pelos resultados obtidos na fase de grupos (duas vitórias e um empate). O Benfica, que saiu da competição sem qualquer ponto (o triunfo proporcionava 1,5 ME e o empate 500.00 euros), somou 4,7 ME referentes ao ‘market pool’ aos 12,7 ME do bónus de participação.

O Real Madrid, que se sagrou campeão europeu pela terceira vez consecutiva, foi a equipa que mais dinheiro recebeu, com 88,6 ME, seguida do Liverpool, finalista vencido, que saiu da competição com 81,2 ME.

A UEFA distribuiu na época passada 1,4 mil ME de prémios às equipas que participaram na Liga dos Campeões, valor que na presente temporada aumentará para 1,9 mil ME.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto foi o clube português com mais ganhos na ‘Champions’ em 2017/18

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião