FC Porto anuncia prejuízos de 28,4 milhões na época em que se sagrou campeão

SAD portista voltou a ter prejuízos na temporada em que se sagrou campeão nacional. Resultado líquido foi negativo em 28,4 milhões de euros na época 2017-2018.

O FC Porto registou prejuízos de 28,44 milhões de euros na temporada passada, quando conquistou o campeonato nacional, aumentando para 63 milhões de euros os prejuízos acumulados em apenas duas épocas. A SAD portista salienta, ainda assim, que houve uma melhoria nas contas da sociedade e que a evolução cumpre o acordo com a UEFA em relação ao equilíbrio das suas finanças.

A SAD do FC Porto obteve “um resultado líquido consolidado negativo em 28,44 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 6,87 milhões face ao exercício homólogo”, informa a sociedade liderada por Pinto da Costa em comunicado enviado esta quinta-feira ao mercado. “Este resultado, apesar de negativo, segue a tendência que a sociedade se comprometeu a seguir e respeita o compromisso assumido com a UEFA para o equilíbrio nas suas contas de exploração”, acrescenta ainda.

A temporada passada devolveu o título de campeão nacional aos portistas, algo que tinha escapado nas quatro épocas anteriores para os rivais do Benfica. Apesar do sucesso dentro de campo, as contas não deixaram de sair do “vermelho”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/sad-fc-porto/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”830″ slug=”sad-fc-porto” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/sad-fc-porto/thumbnail?version=1539251754895&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

De acordo com a demonstração de resultados, a SAD azul-e-branca mostra uma subida das receitas em quase 7% para 105,8 milhões de euros, isto sem contar com o dinheiro recebido com transferências de jogadores (faturou 50 milhões com vendas de passes de atletas). Mas as despesas da sociedade aumentaram ainda mais, em quase 10% para 133,7 milhões de euros, o que faz com que a sociedade tenha obtido um resultado operacional negativo em 28 milhões de euros.

Do lado das receitas, as provas da UEFA continuam a ser a principal fonte de rendimentos para o FC Porto, atingindo os 30,9 milhões de euros (em linha com a época anterior). Já os direitos televisivos e publicidade renderam 23 milhões cada rubrica.

Já os custos com pessoal representaram 60% das despesas da SAD, com os gastos com salários a totalizarem os 78,8 milhões de euros. Tratou-se de um aumento de 7,6% face à temporada transata, “na sequência do pagamento de prémios atribuídos ao plantel e equipa técnica pela conquista do campeonato“.

Plantel e marca estão subvalorizados

Com estes resultados negativos, a SAD portista agravou a sua situação financeira de forma considerável. O capital próprio, que já estava negativo em 9,1 milhões de euros, agravou-se ainda mais para 38 milhões de euros, colocando a sociedade numa situação de falência técnica.

Ainda assim, os responsáveis azuis-e-brancos sublinham que o capital próprio da SAD se encontra subvalorizado, o plantel e o direito de utilização da marca “FC Porto” estão contabilisticamente registados bem abaixo do seu valor de mercado.

A SAD do FC Porto fechou junho deste ano com um passivo de 464 milhões de euros, aumentando em 76,6 milhões de euros no espaço de um ano. Este crescimento reflete em parte o empréstimo obrigacionista que a sociedade emitiu em junho passado, no valor de 35 milhões de euros.

No comunicado, os portistas frisam, ainda assim, que se registou uma “melhoria significativa na capacidade da SAD fazer face aos compromissos de curto prazo, dado o maior equilíbrio no indicador de liquidez corrente da sociedade”.

(Notícia atualizada às 10h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto anuncia prejuízos de 28,4 milhões na época em que se sagrou campeão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião