WhatsApp vai suportar chamadas de vídeo

Uma das mais aguardadas funcionalidades para o WhatsApp vai finalmente ser lançada. "Nos próximos dias", todos poderão fazer chamadas de vídeo. Não apenas os que têm "aparelhos caros".

Esqueça o Skype, o FaceTime, o Messenger e o Google Duo. Dentro de muito em breve, poderá fazer chamadas de vídeo através do WhatsApp. É uma das mais aguardadas funcionalidades da aplicação e a empresa e será lançada nos “próximos dias”, anunciou a empresa esta segunda-feira.

Sim, é uma notícia importante. E, para o site de tecnologia Mashable, é até mais do que uma simples novidade na aplicação: estamos a falar de mais de mil milhões de utilizadores mensais ativos que passarão a poder fazer este tipo de chamadas. Isso será especialmente relevante nos mercados emergentes como, por exemplo, a Índia, onde a aplicação de comunicação junta já 160 milhões de utilizadores. Para comparação, o Skype tem apenas 300 milhões.

O próprio WhatsApp está consciente desse papel e, por isso, refere que o “objetivo é que este recurso esteja disponível indiscriminadamente para todos e não somente para aquelas pessoas que podem comprar aparelhos mais caros ou que residam num país com excelente serviço de cobertura” de rede.

Vista do interface das chamadas de vídeo no WhatsAppMashable/WhatsApp

Para já, as chamadas de vídeo só poderão ser feitas entre dois utilizadores, o que significa que o WhatsApp ainda não poderá ser usado em videoconferências. A empresa, detida pelo Facebook, justifica a nova funcionalidade com o facto de, “às vezes”, as mensagens “de texto e de voz não serem suficientes”. A funcionalidade estará disponível nas principais plataformas: iOS, Android e Windows Phone.

Recorde-se que aplicativos como o WhatsApp, chamados de over-the-top (OTT), têm vindo a pressionar as operadoras por permitirem enviar menagens e fazer chamadas gratuitas. Em Portugal, as operadoras têm criticado o facto de estas ferramentas usarem as redes as operadoras para fornecer os mesmos serviços de comunicação, sem estarem sujeitas às mesmas regras de regulação e contribuições. A chegada das chamadas de vídeo vem, assim, pressionar ainda mais as empresas que prestam este tipo de serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WhatsApp vai suportar chamadas de vídeo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião