À espera de eleições e da Fed, Wall Street fecha no verde
Os principais índices norte-americanos registaram ganhos ligeiros no dia antes das eleições intercalares e na semana em que a Fed volta a reunir-se. A exceção foi o Nasdaq, com a Apple a derrapar.
Em véspera de eleições intercalares e à espera de novos sinais por parte da Reserva Federal, as bolsas norte-americanas regressaram aos ganhos, ainda que tímidos, no arranque desta semana. A exceção foi o Nasdaq, num dia em que a Apple derrapou e baixou da fasquia de um bilião de dólares.
O índice de referência S&P 500 valorizou 0,56%, para os 2.738,32 pontos, enquanto o industrial Dow Jones somou 0,76%, para os 25.461,63 pontos. Já o Nasdaq contrariou a tendência e perdeu 0,38%, para os 7.328,85 pontos.
A desvalorização do índice tecnológico aconteceu num dia em que a Apple desvalorizou perto de 3%, depois de ter sido noticiado que a empresa cancelou o aumento de produção do novo iPhone XR que tinha encomendado. A tecnológica já acumula uma desvalorização de perto de 10% nas duas últimas sessões e a capitalização bolsista é agora de cerca de 955 mil milhões de dólares.
Nos restantes índices acionistas, o desempenho positivo ocorre numa altura em que os investidores antecipam que a Fed mantenha inalterada a política monetária, apesar da recente volatilidade sentida nos mercados financeiros. Assim, não se antecipa que o banco central anuncie um aumento dos juros no final da reunião de dois dias, que termina na quinta-feira, mas espera-se que a Fed sinalize que irá continua a subida gradual dos juros.
A condicionar os mercados estão também as expectativas em torno das eleições intercalares nos Estados Unidos, que decorrem na terça-feira. Vão a votos todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes e um terço dos 100 lugares do Senado, havendo ainda eleições de 36 governadores e eleições a nível municipal.
As sondagens apontam para que os democratas ganhem o controlo da Câmara dos Representantes e os republicanos mantenham o Senado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
À espera de eleições e da Fed, Wall Street fecha no verde
{{ noCommentsLabel }}