Governo aumenta dez vezes o valor que pode ser transportado sem segurança

  • ECO
  • 6 Novembro 2018

“Saberem que valores até 150 mil euros podem estar a ser transportados em condições menos seguras do que é agora exigido será um atrativo sem precedentes para os criminosos”, alerta fonte policial.

O ministro da Administração Interna decidiu, sem aviso prévio, que as entidades que queiram transportar mais de 150 mil euros vão ter de recorrer aos serviços das empresas de segurança privadas, um valor dez vezes superior ao aplicado atualmente que se fixa nos 15 mil euros. A decisão está a criar preocupações na polícia e nas empresas de segurança privada, avança o Diário de Notícias (acesso pago).

“Saberem que valores até 150 mil euros podem estar a ser transportados em condições menos seguras do que é agora exigido será um atrativo sem precedentes para os criminosos”, alerta uma fonte policial que está a acompanhar o processo legislativo. De acordo com o DN, a GNR, a PSP e a PJ alertaram para os perigos da criminalidade que esta medida pode trazer e aguardam por um esclarecimento de Eduardo Cabrita.

“É mau de mais para ser verdade. Tão mau que acreditamos que o bom senso esteja com os deputados quando discutirem o diploma na especialidade e o alterem”, disse um desses responsáveis. A mesma fonte esclareceu ainda que um dos problemas é que o Governo não explicou como é que pretende que esse transporte será feito.

Um dos principais beneficiários desta alteração poderão ser os CTT. A empresa dos correios diz estar a analisar a proposta de lei e a aguardar a sua “aprovação para definir se serão necessárias alterações à sua atual política de transporte de valores”, diz o DN, citando fonte oficial.

Os responsáveis policiais que fiscalizam e certificam esta atividade sublinham que, mesmo que a alteração venha a ser aprovada, há que ter em conta regras bastante apertadas para obter licenças para as viaturas de transportes. Uma delas é que viaturas não blindadas só podem transportar até 15 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aumenta dez vezes o valor que pode ser transportado sem segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião