Pressão da guerra comercial alivia. Wall Street avança

O Presidente dos EUA afirmou que a China está disposta a um acordo comercial com o seu país, notícia que levou as ações norte-americanas a darem a volta e a encerrarem a sessão com ganhos.

Após um arranque negativo, Wall Street deu a volta e terminou a última sessão da semana com ganhos. O avanço chegou a dois dos três principais índices bolsistas, com os investidores a receberem com agrado as palavras de Donald Trump de que a China está disposta a fechar um acordo comercial com a maior economia do Mundo. É um alívio da pressão comercial que agradou aos mercados.

O S&P 500 encerrou a valorizar 0,24%, para os 2.736,79 pontos, enquanto o Dow Jones apreciou 0,51%, para os 25.418,95 pontos. Apenas o Nasdaq não acompanhou a subida destes dois índices, tendo fechado a última sessão da semana a perder 0,14%, para os 7.248,52 pontos.

Ainda assim, o índice limitou as perdas que registava no início da sessão, num dia em que as previsões dececionantes para as empresas Nvidia e Applied Materials, contagiaram negativamente o setor. Em causa estão as preocupações dos investidores relativamente a um eventual fim do boom da indústria de fabrico de placas gráficas, em resultado da quebra de mineração de criptomoeda. As ações da Nvidia acabaram por ainda assim encerrar com um tombo de quase 19%.

Ainda assim as palavras de Trump acabaram por se impor no sentimento dos investidores. Nesta sexta-feira, o presidente norte-americano afirmou que a China está disposta a concluir um acordo comercial com o seu país, referindo que podem não ser necessárias taxas aduaneiras adicionais sobre os produtos chineses.

“A China quer chegar a um acordo. Eles enviaram uma lista do que estão dispostos a fazer para se chegar a um compromisso”, afirmou Donald Trump. O Presidente norte-americano considerou que o acordo “ainda não é aceitável”, mas manifestou confiança que “muito em breve” os dois países possam chegar a um entendimento.

Os títulos do setor industrial, da utilities e da energia acabaram por figurar entre os principais destaques positivos da sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pressão da guerra comercial alivia. Wall Street avança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião