Taylor Swift vai para a Universal Music Group. Contrato pode valer 200 milhões

A cantora assinou um novo contrato de gravação com a Republic Record, uma das principais editoras da Universal Music Group. Sai da Big Machine Record, onde construiu a sua carreira, no final do mês.

Taylor Swift começou a semana ainda com mais motivos para cantar. A norte-americana assinou um novo contrato de gravação com a Republic Records, uma das principais editoras da Universal Music Group (UMG), que é considerado o maior grupo na indústria da música especializada em gravação, edição e distribuição.

Embora os termos do contrato não tenham sido oficialmente divulgados, o acordo pode valer entre 100 milhões e 200 milhões de dólares, avança a Forbes (acesso livre, conteúdo em inglês), que no mesmo dia colocou a cantora no segundo lugar do ranking das mulheres mais bem-sucedidas no mundo da música.

Taylor Swift sai, assim, da Big Machine Record, onde construiu a sua carreia, para integrar a equipa da Universal Music Group, que não lhe é totalmente desconhecida, uma vez que já era responsável pela distribuição dos seus álbuns. A cantora deverá permanecer na Big Machine Records até ao final do mês, altura em que cessa o contrato.

O anúncio foi feito pela própria Taylor Swift através da sua conta de Instagram, ao partilhar uma foto sua ao lado de Lucian Grainge, presidente e CEO da UMG, e Monte Lipman, presidente e CEO da Republic Records. “Estou em êxtase por anunciar que a minha casa musical será a Republic Records e a Universal Music Group. Ao longo dos anos, Lucian Grainge e Monte Lipman têm sido parceiros incríveis. É fascinante que eles — e a equipa da UMG — passem a ser a minha família, a minha editora, daqui para a frente”, escreveu a cantora nas redes sociais.

Swift será dona dos direitos das suas próprias músicas e terá concordado em lançar, pelo menos, cinco álbuns com a Republic Records, o que significa que a cantora tem “casa” garantida até ao seu 11.º álbum. Além disso, Taylor Swift terá negociado com a editora uma mudança no esquema de distribuição de lucros do streaming, o que irá beneficiar todos os artistas contratados pela Universal Music Group.

O contrato estreita, agora, a relação entre a artista e a UMG. Dez vezes vencedora de Grammys Awards e distinguida como a mais jovem a receber um Grammy por álbum do ano, Swift é a única artista na história com quatro álbuns (Speak Now, Red, 1989 e Reputation) com mais de um milhão de vendas só na primeira semana de lançamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taylor Swift vai para a Universal Music Group. Contrato pode valer 200 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião