PhotoScan, a maneira de guardar as suas fotos antigas na cloud

A Google lançou a PhotoScan, uma aplicação para digitalizar fotografias antigas com a câmara do telemóvel. É gratuita e funciona em dispositivos iOS e Android.

Digitalizar fotografias antigas dá trabalho. Muito trabalho. Mas agora há uma aplicação que promete facilitar o processo. Chama-se PhotoScan e foi criada pela Google para que possa, finalmente, guardar cópias digitais daqueles velhos álbuns que tem lá em casa a acumular pó.

A app, com versões totalmente gratuitas para iOS e Android, usa a câmara do telemóvel e bastam-lhe quatro cliques para transformar as fotografias em imagens digitais. Depois, a ferramenta deteta os cantos da fotografia, torna a imagem plana, corrige a orientação e remove o brilho típico do papel fotográfico.

Pode ainda interligar a PhotoScan com o Google Photos, o gestor de fotografias da Google. Isso permite guardar as imagens digitalizadas diretamente na Google Drive, ou partilhá-las com os amigos e a família. Basicamente, nunca mais terá de enviar cópias em papel das fotografias antigas.

Num comunicado, a Google justifica a criação da PhotoScan com o facto de que muita gente não digitaliza as fotos antigas por falta de tempo e por ser difícil. “Sabíamos que tinha de haver outra forma”, refere Jingyu Cui, engenheiro da empresa.

A multinacional aproveitou ainda para apresentar novas ferramentas de edição de imagem para o Google Photos. Para aceder, abra a imagem que pretende modificar e clique no botão Editar, representado pela imagem de um lápis. A partir daí poderá cortar a imagem, endireitá-la, corrigir a cor ou aplicar um dos diversos filtros disponíveis.

Existem outras aplicações para digitalizar fotografias antigas, de forma relativamente simples. A PicScanner é um exemplo, mas é paga e só funciona em dispositivos da Apple. Outro exemplo é a Shoebox, que faz o mesmo e pode ser descarregada da loja do iOS ou do Android.

Vídeo: É assim que funciona a PhotoScan

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PhotoScan, a maneira de guardar as suas fotos antigas na cloud

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião