PCP vota textos da direita sobre tempo de serviço dos professores

  • ECO
  • 23 Novembro 2018

O PCP mostra aproximação ao PSD o que será determinante na votação das propostas sobre a contagem de tempo de serviço dos professores. Mário Nogueira apela a convergência entre os partidos.

O PCP vai votar a favor da proposta do PSD e do CDS sobre a contagem de tempo de serviço que esteve congelado nas carreiras especiais da função pública, como a dos professores.

O Público (acesso condicionado) avança na edição desta sexta-feira que este posicionamento dos comunistas é uma tentativa de aproximação PSD, o que será determinante na votação das propostas sobre esta matéria, uma vez que o PS deverá votar contra tendo em conta o decreto-lei já aprovado pelo Governo sobre os professores.

Paula Santos, vice-presidente da bancada do PCP salienta que o partido acompanhará “esta formulação [do retomar das negociações] porque a nossa proposta parte daquilo que está aprovado”. A deputada referia-se ao faseamento da valorização salarial acordada por negociação coletiva na Região Autónoma da Madeira.

A aprovação da proposta do PSD e do CDS implica o retomar das negociações entre sindicatos e Governo. Aliás, a proposta dos sociais-democratas retoma ipsis verbis o que está inscrito no OE deste ano.

No que toca à proposta do PCP esta defende que a valorização salarial seja feita num prazo máximo de sete anos, dois anos mais do que propõe o Bloco de Esquerda. O Bloco propõe ainda o pagamento de 20% ao ano.

Sobre esta proposta, a deputada do PCP refere que esta suscitou dúvidas por se tratar “de uma solução que não foi alvo de negociação coletiva”, o que poderia causar atrasos no processo.

Já o dirigente sindical, Mário Nogueira mostrou receio de que nenhuma das quatro propostas – BE, PCP, CDS e PSD – sejam aprovadas, uma vez que o PS deverá votar contra todas, e apelou a uma convergência entre os partidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP vota textos da direita sobre tempo de serviço dos professores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião