Descontos de 50%, 60% e 70% na Black Friday? Deco alerta para manipulação de preços

  • ECO
  • 23 Novembro 2018

Deco tem verificado a existência de oscilações dos preços, com aumentos em vésperas de épocas de promoções ou saldos. Aconselha os consumidores a terem cuidado com os descontos.

É sexta-feira. Mas esta é diferente. É a Black Friday, dia em que muitas lojas colocam todos, ou quase todos, os seus produtos com preços muito mais baixos. Ou, pelo menos, é o que anunciam. A Deco duvida. A associação de defesa dos consumidores alerta para a possível manipulação dos preços.

Não há ano em que não se registem vários relatos e denúncias, por parte dos consumidores, de falsos descontos ou de descontos menos interessantes que o anunciado, ou seja, de manipulação de preços dos produtos em promoção”, diz a Deco, em comunicado.

Desde 2015 que tem acompanhado e monitorizado o comportamento e evolução dos preços praticados, antes e durante as promoções, e “tem verificado a existência de oscilações dos preços, com aumentos em vésperas de épocas de promoções ou saldos”. Ou seja, os descontos de 50%, 60% e 70%, em alguns casos, não são bem assim.

A Deco diz que esta “manipulação de preços não é generalizada, mas põe em xeque a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais, pois leva o consumidor a acredita que está a comprar com um desconto real, quando, na verdade, não está”.

Para acabar com esta prática lesiva para os consumidores, a Deco defende “a necessidade da divulgação do preço mínimo praticado nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado e, nas lojas online, a apresentação gráfica da variação dos preços praticados, ao menos, nos últimos 30 dias”.

Enquanto não são implementadas estas ou outras medidas que evitem estas práticas por parte das empresas, e para garantir que os consumidores fazem bons negócios, a Deco aconselha os clientes a consultarem os preços antecipadamente. E podem recorrer à ajuda do comparador da própria associação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descontos de 50%, 60% e 70% na Black Friday? Deco alerta para manipulação de preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião