Bruxelas quer acabar com a emissão de gases poluentes até 2050

Um dos objetivos propostos por Bruxelas é que as energias renováveis sejam a fonte de 80% da eletricidade utilizada na União Europeia, até meados do século.

Parece que a era dos combustíveis fósseis tem os dias contados, pelo menos na União Europeia. A Comissão Europeia definiu uma estratégia a longo prazo que define a meta para o fim das emissões poluentes para meados deste século, até 2050.

Bruxelas propõe um conjunto de medidas para reforçar a redução da emissão de gases com efeito de estufa, onde se insere a aplicação de taxas para travar as tecnologias mais poluentes na União Europeia (UE), lê-se no documento a que o El País (acesso livre/conteúdo em espanhol) teve acesso.

Um dos objetivos da Comissão é que as energias renováveis sejam a fonte de 80% da eletricidade até meados do século. Já no caso dos transportes, uma área sensível por estar exposta a pressões por parte dos fabricantes de automóveis, as propostas de Bruxelas são mais comedidas. Apesar de reforçar a importância dos veículos elétricos, não fecha a porta a “combustíveis alternativos”, como os biocombustíveis.

A Comissão defende que esta transição traz benefícios económicos para a UE, exemplificando que na Europa, entre 1990 e 2016, as emissões caíram 22%, enquanto o PIB cresceu 54%.

As políticas que estão atualmente em vigor na UE só levariam à redução das emissões em 60% até 2050, aponta Bruxelas. A motivar estes esforços esteve também o recente relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), no qual os países são instados a agir. A Europa é responsável por 10% das emissões globais.

O Parlamento Europeu pediu, há cerca de um ano, para a Comissão apresentar uma estratégia a longo prazo para reduzir as emissões, proposta essa que será apresentada nesta quarta-feira. Os Estados-membros terão agora de dar luz verde a esta estratégia para a implementação das medidas avançar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer acabar com a emissão de gases poluentes até 2050

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião