Livros e chocolates vão ser os presentes mais oferecidos pelos portugueses neste Natal
Os portugueses oferecem livros e chocolates e vão comprá-los, sobretudo, a centros comerciais. As ideias de presentes vêm, muito provavelmente, da internet.
Com o mês de dezembro a chegar, a correria aos centros comerciais para comprar as prendas de Natal começa a sentir-se por todo o país. Este ano, na hora de desembrulhar os presentes, é mais provável que receba chocolates ou livros. É que, de acordo com o Estudo de Natal de 2018 da Deloitte, estas vão ser as prendas mais oferecidas pelos portugueses à família e aos amigos.
Quanto ao local predileto para fazer as compras natalícias, os centros comerciais continuam no centro das preferências dos portugueses, pelo menos de 67% dos consumidores.
Ainda que chocolates (54%) e livros (53%) sejam os presentes mais prováveis de receber pelas mulheres, os homens recebem, também, com regularidade bebidas. E quanto à faixa etária, também há diferenças. A população mais jovem estima receber, principalmente, roupa e chocolates. As crianças vão receber, sobretudo, como habitualmente, brinquedos. Já os jogos vão diretamente para o sapatinho dos adolescentes.
Este ano, ao contrário do que se tem verificado, a roupa de desporto entra no top 10 de presentes mais prováveis de receber pelos portugueses, substituindo o lugar que era ocupado pelos restaurantes.
Presente vem, provavelmente, de um centro de comercial… ou de um outlet
Os centros comerciais são o local preferido dos portugueses para fazer as compras de Natal, uma escolha que — apesar da redução de 74% para 67% — se encontra muito acima da média europeia. Os hipermercados e supermercados ocupam o segundo lugar das escolhas, mais uma vez com uma proporção superior à de todos os países europeus inquiridos. As lojas de rua são, por sua vez, a terceira escolha mais mencionada pela população portuguesa.
De salientar ainda que os portugueses são, também, os que mais tencionam comprar presentes em outlets.
“No que se refere à média dos países europeus, a população tenciona comprar a maioria dos seus presentes em cadeias de retalho especializado, tendo como segunda maior opção a compra em hipermercados e supermercados. As lojas de rua são as que sofrem um maior decréscimo face ao ano de 2017, sendo os polacos os seus maiores adeptos, assim como das lojas de luxo”, pode ler-se.
Internet está para as ideias como as lojas físicas para as compras
Já fazer as compras através da internet não é uma opção com relevo entre os portugueses. Apenas a faixa etária mais jovem da população, entre os 18 e os 34 anos, é que adere com alguma expressão a este tipo de consumo. Contudo, os portugueses, de uma maneira geral, preferem — sem dúvida — comprar as prendas de Natal em lojas físicas (85%) e pagar com cartão de débito, seguindo-se o pagamento em dinheiro.
A internet assume, assim, outra função. Serve, por sua vez, para pesquisar determinados produtos, procurar ideias de presentes e verificar e comparar preços.
A realidade portuguesa segue, de resto, a tendência registada na Europa, mas com algumas diferenças. “No que se refere ao tipo de presente mais procurado, estamos em linha com os resultados obtidos na Europa, mas somos um dos países mais conservadores na utilização do comércio eletrónico, quando comparados com a generalidade dos europeus. Regista-se, no entanto, um aumento na adesão ao m-commerce [mobile commerce]”, refere Pedro Miguel Silva, associate partner da indústria de consumer da Deloitte, citado em comunicado.
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