5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que vários indicadores económicos serão publicados, o INE divulga as contas nacionais trimestrais. Já a Fitch vai pronunciar-se sobre o rating de Portugal.

A Fitch poderá rever o rating de Portugal. Apesar de ser a agência de notação financeira que melhor classifica Portugal, a Fitch desconfia dos números do Governo, sobretudo ao nível do crescimento económico. O dia fica, de resto, marcado pela apresentação de uma panóplia de indicadores económicos do INE e do Eurostat. Por cá, o INE vai confirmar se a economia está a desacelerar. E porquê. Na Europa, é dia de se ficar a saber a taxa de desemprego e a inflação. Ao nível empresarial, a Teixeira Duarte que nos primeiros seis meses do ano saiu do vermelho beneficiando da mais-valia da venda do Lagoas Park vai apresentar resultados aos mercado.

Fitch vai rever rating de Portugal?

A Fitch tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de rating para Portugal. A entidade que mantém o rating de Portugal dois níveis acima de lixo (BBB) e um outlook estável, veio esta semana dizer que não acredita nos números do Governo. Em causa está o crescimento económico previsto pelo Executivo de 2,3% para este ano e 2,2% para 2019. A análise da Fitch aponta para um crescimento de 2,1% para este ano e 1,5% no próximo ano.

Economia desacelerou no terceiro trimestre

A economia nacional registou um abrandamento no terceiro trimestre devido ao contributo menos positivo da procura interna. Face ao segundo trimestre, Portugal cresceu 0,3% e 2,1% em termos homólogos. Os dados foram publicados pelo INE foram uma estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais. Esta sexta-feira surge a prova dos nove com a publicação final do PIB.

INE revela condições de vida dos portugueses

Para além das Contas Nacionais, o INE publica mais uma panóplia de indicadores económicos. Entre eles, o inquérito às condições de vida e rendimento dos portugueses. Os dados relativos a 2017, demonstravam que 2,4 milhões de portugueses estavam em risco de pobreza, uma diminuição de cerca de 196 mil pessoas face a 2016. Estará este indicador de novo a contrair, a resposta segue dentro de momentos.

Eurostat revela dados sobre a inflação e desemprego da UE

Depois de na União Europeia, o desemprego ter atingido em setembro o valor mais baixo desde 2000, ao fixar-se nos 6,7%, há a expectativa de perceber se esta tendência é para manter em outubro. Já no que se refere ao índice de preços ao consumidor, este acelerou ligeiramente na zona euro, em outubro, para 2,2%. O Eurostat revela os dados sobre o desemprego, relativos a outubro, e um flash estimative da inflação para novembro.

Teixeira Duarte apresenta conta trimestrais

A construtora Teixeira Duarte que voltou aos lucros no primeiro semestre deste ano, beneficiando da mais valia com a venda do Lagoas Park, apresenta os resultados referentes aos primeiros nove meses do ano. A empresa apesar de ter voltado aos lucros, registou menos receitas. E agora como será?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião