EDP Renováveis trava bolsa. Lisboa contraria Europa

A praça portuguesa contraria os ganhos das principais bolsas europeias. As papeleiras puxam, num novo dia de subida da Sonae Capital, mas EDP Renováveis impede ganhos no PSI-20.

Na última sessão da semana, a bolsa nacional está a perder valor. O PSI-20 contraria os ganhos das principais praças europeias, penalizado pela queda de mais de 1% da EDP Renováveis. As papeleiras evitam uma descida mais acentuada num novo dia de ganhos expressivos por parte da Sonae Capital.

O índice de referência da bolsa portuguesa arrancou a sessão com uma desvalorização de 0,03%. Segue com uma descida ligeira, num dia de ganhos também eles pouco expressivos nas restantes bolsas do Velho Continente. O Stoxx 600, índice que agrega as maiores empresas da região, regista uma valorização de apenas 0,1%.

A EDP Renováveis lidera as quedas em Lisboa. A empresa liderada por Manso Neto cai 1,11% para 7,57 euros, isto enquanto a EDP apresenta uma valoriza ligeiros 0,2%.

Ainda na energia, a Galp Energia segue inalterada, nos 14,44 euros, no da em que a CNMC decidiu aplicar uma multa de 80 mil euros por manipulação do mercado em Espanha. Ao mesmo tempo, o CEO da Petrogal diz que espera que a produção de petróleo da Galp no Brasil supere os 150 mil barris por dia em 2025.

Nas quedas, nota ainda para a Jerónimo Martins que recua 0,57% para 10,53 euro, bem como para a desvalorização dos CTT, depois da forte subida na última sessão. As ações da empresa de correios recuam 0,33% para 3,578 euros.

A impedir uma queda expressiva da bolsa estão as papeleiras. Tanto a Semapa como a Navigator e a Altri estão em alta, mas nos ganhos o destaque vai para a Sonae Capital. A empresa que detém ativos imobiliários em Tróia ganha 1,55%, mas já esteve a subir mais de 3% durante a sessão. A Sonae, por seu lado, soma 0,48% para 84,5 cêntimos, depois de mais uma operação de “sale and leaseback”.

(Notícia atualizada às 8h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis trava bolsa. Lisboa contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião