Líderes do G20 preparam reforma da Organização Mundial do Comércio

  • Lusa
  • 1 Dezembro 2018

A reforma da Organização Mundial de Comércio é uma das prioridades que ficou assente nesta reunião do G20. Tal representa um "grande passo", consideram líderes.

Os líderes do G20 acordaram, este sábado, no comunicado final que a Organização Mundial do Comércio (OMC) deve ser reformada, informaram fontes da União Europeia aos jornalistas que acompanham a cimeira que se realiza em Buenos Aires.

Os diplomatas europeus explicaram que o tema foi incluído no esboço inicial que será convertido em texto final ainda este sábado, ao final do dia, o que representa “um grande passo em frente”.

O documento, que ocupará cerca de sete páginas, vai incluir temas com o clima, que definiram como “o grande elefante branco na sala”, o excesso de capacidade da produção de aço e as taxas da economia digital.

Durante dois dias, os líderes das 20 principais economias do mundo e dos países emergentes debateram em Buenos Aires os temas mais relevantes da agenda global, num momento de fortes tensões comerciais entre os Estados Unidos e potências como a China e União Europeia, e por conflitos político-diplomáticos cruciais, em particular o que opõe a Rússia à Ucrânia.

Trump cancela conferência de imprensa

O Presidente dos Estados Unidos a participação na conferência de imprensa no final da reunião do G20 “por respeito” à família do antigo Presidente George Bush, cujo falecimento foi anunciado, este sábado.

“Por respeito pela família Bush e pelo antigo Presidente George H.W. Bush, vamos esperar pela realização das cerimónias fúnebres antes de fazer uma conferência de imprensa”, disse Donald Trump no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes do G20 preparam reforma da Organização Mundial do Comércio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião