Fitch melhora rating da Brisa. É a única empresa portuguesa na categoria de “A”

A Fitch melhorou o rating da Brisa para "A-", uma decisão que reflete o "crescimento sustentado do tráfego e o desempenho financeiro da empresa". A perspetiva é "estável".

A Fitch melhorou o rating da Brisa em um nível. A agência de notação financeira norte-americana elevou a nota de “BBB+” para “A-“, apresentando uma perspetiva “estável”. A concessionária de autoestradas é, assim, a única empresa portuguesa a figurar, atualmente, na categoria de “A”.

“A Brisa Concessão Rodoviária informa que a agência de rating Fitch Ratings fez um upgrade da notação de rating de longo prazo da BCR de ‘BBB+’ para ‘A-’ sendo o outlook ‘Estável’. A notação de curto prazo foi reafirmada em ‘F2’”, refere o comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Com esta notação, a empresa passa a ser, atualmente, a única avaliada por agências de rating a ter uma classificação neste patamar, de “A”. Está cada vez mais distante do limiar de “lixo” financeiro, estando a sete níveis de alcançar o topo das notações atribuídas à dívida, o “AAA”.

O nível de rating da Brisa “reflete o crescimento sustentado do tráfego e do desempenho financeiro da empresa”, de acordo com a empresa. Num comunicado, a Fitch vai ainda mais longe, e indica que o facto de manter a Brisa dois graus acima da dívida da República Portuguesa tem em conta a “baixa exposição da Brisa à banca portuguesa”.

Esta segunda-feira, a agência canadiana DBRS melhorou o rating do banco Totta para “A”. No entanto, apesar de ser uma empresa de Direito português, é detida pelos espanhóis do Santander. Este foi, aliás, um dos motivos que levou a agência a melhorar a notação do banco.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch melhora rating da Brisa. É a única empresa portuguesa na categoria de “A”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião