Pressionada pela guerra comercial, Tesla abre concurso público para construir megafábrica na China
A empresa fundada por Elon Musk abriu um concurso público para a construção da megafábrica em Xangai, avaliada em dois mil milhões de dólares. Já há construtoras interessadas.
As tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos têm efeitos em várias empresas, e a Tesla não é exceção. A empresa fundada por Elon Musk abriu um concurso público para encontrar construtoras interessadas em participar na construção da megafábrica na China, avança a Reuters (conteúdo em inglês). E, segundo a agência, pelo menos uma construtora já começou a comprar materiais, um sinal de que a construção da fábrica, avaliada em dois mil milhões de dólares, está iminente.
O Shangai Construction Group também está na corrida, disseram duas fontes próximas do processo, acompanhada pela China Minmetals Corp, através da subsidiária Shanghai Baoye Group. Um funcionário desta última confirmou o envolvimento no processo, enquanto as restantes recusaram fazer comentários, assim como a própria Tesla.
A fábrica, avaliada em dois mil milhões de dólares (1,76 mil milhões de euros) é a primeira que a Tesla terá em território chinês. O objetivo de a instalar naquele país é reforçar a presença naquele que é o maior mercado automóvel do mundo, cujas receitas foram afetadas pelo aumento das tarifas sobre os produtos importados dos Estados Unidos, o que levou a empresa a reduzir os preços dos carros na China. Além disso, a Tesla está sujeita a uma forte concorrência no mercado chinês, por isso, todos os ganhos de competitividade são importantes.
Esta quarta-feira, o Governo de Xangai pediu à Tesla que “acelerasse” o processo de construção da fábrica, cujo início da produção tem data prevista para o segundo semestre do próximo ano.
O terreno para a construção desta fábrica — com 864.885 metros quadrados –, foi comprado em outubro, na área da Lingang, em Xangai. A empresa criou uma conta oficial no WeChat para contratar funcionários locais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pressionada pela guerra comercial, Tesla abre concurso público para construir megafábrica na China
{{ noCommentsLabel }}